domingo, 16 de junho de 2013

PROFESSOR IDEAL!

                    PROFESSOR
 



20 qualidades do professor ideal
        
      O docente ideal:
1. Domina os conteúdos curriculares das disciplinas.
2. Tem consciência das características de desenvolvimento dos alunos.
3. Conhece as didáticas das disciplinas.
4. Domina as diretrizes curriculares das disciplinas.
5. Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de aprendizagem.
6. Seleciona recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos.
7. Escolhe estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem.
8. Estabelece um clima favorável para a aprendizagem.
9. Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem de todos.
10. Institui e mantém normas de convivência em sala.
11. Demonstra e promove atitudes e comportamentos positivos.
12. Comunica-se efetivamente com os pais de alunos.
13. Aplica estratégias de ensino desafiantes.
14. Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo.
15. Otimiza o tempo disponível para o ensino.
16. Avalia e monitora a compreensão dos conteúdos.
17. Busca aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na autoavaliação e no estudo.
18. Trabalha em equipe.
19. Possui informação atualizada sobre as responsabilidades de sua profissão.
20. Conhece o sistema educacional e as políticas vigentes.

VERDADES SOBRE A EDUÇÃO NO BRASIL !

   
 É TRISTE, PORÉM É REAL!!
 
 
 
    QUANTO O ESTADO REPASSA PARA CADA ALUNO?
 
   UM PRESO CUSTA PARA O ESTADO MAIS QUE VOCÊ ESTUDANTE.
 


PRECISAMOS DE PESSOAS PREPARADAS ,QUE CONHEÇAM  A REALIDADE CADA REGIÃO
E QUE TEHNAM  DE FATO POLÍTICA EDUCACIONAL!

 




            ERNESTO "CHE" GUEVARA


"as tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera"

sexta-feira, 14 de junho de 2013

ATENÇÃO 2° ANO

                                 
ENTREGAR DIA 26/ 06 /2013 ATENÇÃO!
TRABALHO DE GEOGRAFIA 2ª SÉRIES "" ENSINO MÉDIO
VALOR 2,0 MANUSCRITO A CANETA AZUL / PRETA. CAPA E CONTRA CAPA.
·Dê duas diferenças entre a divisão  do Brasil entre complexos,
·Justifique o fato de o Brasil ser um pais industrializado porem sobdesenvolvido
·Indique os fatores que diminuem a competitividade do Brasil quanto a atração de investimentos estrangeiros.
· Explique a razão de os principais portos brasileiros estarem situados no Centro Sul.
·Quais os períodos de maior movimento migratórios no Brasil? Comente diferencie urbanização de crescimento urbano
· Pesquise e classifique os problema humanos brasileiros .Busque uma possível solução para a situação discuta  a ameaça da escassez de água  para as próximas graçapés  e os fatos responsáveis por essa preocupante situação
· Defina :
a) o regime fluvial do rio amazonas
b)o tipo de foz do rio amazonas.
·Identifique duas diferenças entre a bacia  Amazônica e a bacia platina.
aponte o fator que justifique o fato de Tocantins ser inserido na região Norte.
· Destaque as principais mudanças  realizadas na divisão regional do Brasil em 1969
· Explique qual era o conceito de cidadania no Tratado de Westfália (conteúdo de História)
· Cite os acontecimentos que segundo a ONU podem levar à interferência nos assuntos internos de um pais.
·Com relação a hidrografia:
* classifique as três principais bacias hidrografia do brasil.
*qual a função econômica das bacias hidrográficas brasileiras.
·Faça os mapas do Brasil de acordo com a divisão
*1941=1945
*1969
*Divisão atual.
*Complexos Regionais.
Quais os critérios adotados para estabelecer a regionalização geoeconômica do território brasileiro?
 
 
 
      
 
 

 

 

terça-feira, 11 de junho de 2013

ATENÇÃO 3ª ANO "A" TEMOS GEOGRAFIA DE RONDÔNIA

                       

ATENÇÃO 3ª SÉRIE "A" ENSINO MÉDIO
ENTREGAR DIA 20/06/2013
Trabalho de geografia de Rondônia      valor     2,0
Individual    caneta azul / preta   com bibliografia
Capa / contracapa
·De forma convencional  é possível estabelecer um  principal período de ocupação e povoamento no território, que se reflete em sua configuração territorial. O período anterior a criação do Território Federal do Guaporé em 1943 e o pós criação.  Comente.
·O que você  deve saber em resumo , da relação entre a economia seringueira e as mudanças no quadro social e territorial da Amazônia ?
·Quando e porque o Vala do Guaporé  sofreu o abandono?
·Pesquise sobre os seguintes itens:

*primeiro ciclo da borracha

*segundo ciclo da borracha

*construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
·O significou para a Amazônia a construção das fortalezas? Comente  
·Comente sobre o mercantilismo e as políticas de colonização dos vales do Madeira e do Guaporé.
·Caracterize os tratados e comente sua importância:

*Tratados de Tordesilhas e Madrid

*Tratado de Ayacucho;

*Tratado de Petrópolis;

*Tratado de woshingtom.   

·A evolução político administrativa de Rondônia passa por quatro estágios descreva.
·Qual o objetivo da Comissão de Rondon para o território de Rondônia  e qual a importnacia para a ciência? Comente.
· Faça o mapa de Rondônia  coloque as coordenadas .

              
Pesquise sobre as hidrelétricas representadas no mapa , aponte os impactos sociais e ambientais
causados  nas duas usinas hidrelétricas do estado de Rondônia. Dê sua opinião.









REVOLUÇÃO DOS BICHOS !

 

             Veja se você sabe tudo sobre o livro de George Orwell ?


A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - GEORGE ORWEL


 



 

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - GEORGE ORWEL

“Lembro-vos também de que na luta contra o Homem não devemos ser como ele. Mesmo quando o tenhais derrotado, evitai-lhe os vícios. Animal nenhum deve morar em casas, nem dormir em camas, nem usar roupas, nem beber álcool, nem fumar, nem tocar em dinheiro, nem comerciar. Todos os hábitos do Homem são maus. E, principalmente, jamais um animal deverá tiranizar outros animais. Fortes ou fracos, espertos ou simplórios, somos todos irmãos. Todos os animais são iguais.”George Orwell
      O início de uma fábula contemporânea. O dono da Granja do Solar, Sr. Jones, embriagado com o poder, tranca o galinheiro e vai para a cama cambaleando.
 Major, porco ancião e premiado, reúne todos os animais e conta seu sonho visionário de como será o mundo depois que o homem desaparecer. Declara em tom profético a necessidade dos bichos assumirem suas vidas, acabando com a tirania dos homens.
       Os animais são contagiados pelos versos revolucionários e entoam apaixonadamente a canção "Bichos da Inglaterra". Sr. Jones acorda alarmado com a possível presença de uma raposa e, com uma carga de chumbo disparada na escuridão, encerra a cantoria. Major falece três noites após. A morte emoldura o mito e suas palavras ganham destaque nas falas dos animais mais inteligentes da granja. Os bichos mais conservadores insistem no dever de lealdade ou no medo do incerto: “Seu Jones nos alimenta. Se ele for embora, morreríamos de fome”.
        Os perfis dos animais são traçados: os porcos, as ovelhas, os cavalos, as vacas, as galinhas, o burro... Todos com traços marcantes de manipulação, alienação, rigidez, ignorância, dispersão, teimosia... A rebelião ocorre mais cedo do que esperavam. Com a expulsão do Sr. Jones da granja, surge o momento de reorganizar o funcionamento da propriedade. Os porcos assumem a liderança, dirigem e supervisionam o trabalho dos outros. Os demais dão continuidade à colheita. Alguns bichos se destacam pela obstinação, como o cavalo Sansão, cujo lema é “Trabalharei mais ainda.”  Os sete mandamentos declarados por Major são escritos na parede:
“Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
O que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
Nenhum animal usará roupa.
Nenhum animal dormirá em cama.
Nenhum animal beberá álcool.
Nenhum animal matará outro animal.
Todos os animais são iguais.”
       Bola-de-neve e Napoleão se destacam na elaboração das resoluções. Sempre com posições contrárias. Os demais animais aprenderam a votar, mas não conseguem formular propostas. A pluralidade de pensamentos dá margem aos debates e às escolhas. Os sete mandamentos elaborados na revolução são condensados no lema “Quatro pernas bom, duas pernas ruim”. A síntese do “animalismo” é repetida pelas ovelhas no pasto por horas a fio.
          Sr. Jones tenta recuperar a propriedade, mas é vencido pelos bichos na “Batalha do Estábulo”. O porco Bola-de-neve e o cavalo Sansão são condecorados pela bravura demonstrada no conflito. Mimosa foge para uma propriedade vizinha seduzida pelos mimos oferecidos por um humano. Surge a idéia de construção de um moinho de vento... Os animais ficam divididos com a perspectiva do novo.
Bola-de-neve e Napoleão sobem ao palanque e montam suas campanhas políticas. A eloqüência de Bola-de-neve conquista os animais, mas a força dos cães de Napoleão expulsa Bola-de-neve da granja e “legitima” Napoleão no cargo de líder diante dos atemorizados bichos.  Os bichos trabalham como escravos na construção do moinho de vento e gradativamente vão perdendo a memória de como era a vida na época do Sr. Jones. Animais trabalhadores, como Sansão, acordam mais cedo, trabalham nas horas de folga e assumem as máximas elaboradas pelos donos do poder: “trabalharei mais ainda” e “Napoleão tem sempre razão”.
          Como a maioria dos animais não aprendeu a ler, os mandamentos vão sendo alterados na medida em que Napoleão e seus assessores vãos assumindo posições contrárias aos princípios que nortearam a revolução: os porcos começam a comerciar a produção da granja, passam a residir na casa do Sr. Jones, dormem em camas, usam roupas, bebem uísque, relacionam-se com homens... A maioria dos animais é facilmente convencida dos seus “equívocos de interpretação”. Os poucos que conseguem ler e interpretar as adulterações do poder se omitem...
Alguns animais são executados sob a alegação de alta traição. Tudo o que ocorre de errado na granja é de “responsabilidade” de Bola-de-neve. Sua história é enterrada na lama de mentiras e manipulação imposta pelo novo regime. As reuniões de domingo são proibidas e a canção “Bichos da Inglaterra” é censurada. Os bichos trabalham mais e não são reconhecidos por seus esforços. Todas as condecorações são dadas ao líder.
           Os animais passam privações. Suas rações são diminuídas em prol do bem comum. Os porcos são agraciados com os privilégios do poder. Uma segunda batalha com os humanos surpreende os animais enfraquecidos, mas, apesar das muitas perdas, eles vencem e permanecem sob a ditadura imposta por Napoleão. Infelizmente perderam os parâmetros para avaliação, perderam a memória da história antes do governo de Napoleão. Os homens destroem o moinho de vento e os animais trabalham mais para reconstruí-lo. A dedicação do cavalo Sansão é assustadora, abdica da própria saúde em prol do ideal. Depois de alguns dias é vencido pela fragilidade da avançada idade e do pulmão debilitado... Os porcos simulam uma internação num grande hospital, mas entregam o velho cavalo ao matadouro. Os direitos do trabalhador e do aposentado se encerram na indiferença dos poderosos.  O burro Benjamim que aprendeu a ler, apesar de ter preferido o silêncio durante todo o período, tenta alertar os demais animais, mas é tarde... O porco Garganta convence os bichos de que a carroça que levou o cavalo foi comprada pelo grande veterinário, mas continuou com os letreiros do velho dono... Poucos dias depois, o anúncio da morte de Sansão chega à granja e os porcos recebem uma caixa de uísque...
           Os animais escravizados ganham alento nas palavras do corvo Moisés que garante que, finda esta vida de sofrimentos, haverá a “Montanha de Açúcar – Cande”, “o lugar feliz onde nós, pobres animais, descansaremos para sempre desta nossa vida de trabalho”.  As atitudes dos porcos com Moisés são ambíguas: afirmam, aos bichos, que a história de Moisés é uma grande mentira, porém ele permanece na granja sem trabalhar e ainda com direito a um copo de cerveja por dia. A religião arrebanha algumas “ovelhas”. “Passaram-se anos. As estações vinham, passavam, e a curta vida dos bichos se consumia.” A nova geração só conhecia esta realidade, exceto Quitéria, Benjamim, o corvo Moisés e alguns porcos... A vida era muito difícil, mas existia a certeza de que todos os animais eram iguais... Não tardou para os bichos espantados presenciarem os porcos andando sobre duas patas com chicotes nas mãos.
      Só restava um único mandamento e mesmo assim adulterado: “Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros”. Depois disto nada mais se estranhava. Os porcos fumavam, bebiam e andavam vestidos – haviam se assenhorado dos hábitos do Sr. Jones. Uma noite, os porcos receberam os vizinhos humanos para uma reunião na casa. Os demais animais ficaram à espreita na janela da sala de estar.  Seguiram-se pronunciamentos, declarações de mútuo afeto e admiração por parte dos porcos e dos homens. Os vizinhos humanos parabenizaram os porcos pelos métodos modernos de ordem e disciplina impostos: "... os animais inferiores da Granja dos Bichos trabalhavam mais e recebiam menos comida do que quaisquer outros animais do condado."
        Todos os alicerces da revolução estavam corrompidos nas palavras de Napoleão. Até mesmo a granja voltaria a ter o mesmo nome da época do Sr. Jones: “Granja do Solar”. Os animais estupefatos se afastaram, mas não alcançaram vinte metros quando iniciou uma violenta discussão entre Napoleão e o vizinho humano motivada por uma jogada no carteado...
      “As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco.” A metáfora da janela é fundamental para a abertura da percepção da realidade. Os ditadores podem estar revestidos em qualquer corpo se conservarem as máscaras capazes de adulterar a memória histórica dos governantes, tornando-os marionetes manipuladas com o medo e a omissão. O que fazer com a última mensagem do livro, qual seja, a impossibilidade de distinguir quem era porco e quem era homem? Pensar que qualquer bicho fará o mesmo quando investido de poder ou refletir sobre as atitudes e omissões de quem legitima o poder com o trabalho diário e a aceitação do crescente empobrecimento“.A revolução dos bichos” é um texto que, a princípio, parece visionário, mas, em poucos capítulos, identificamos os acontecimentos históricos na sátira elaborada pelo grande escritor. George Orwell conseguiu interpretar a realidade com lucidez e quis alardear suas percepções sobre os movimentos sociais, o poder e os indivíduos.
        A revolução russa. Major (Lenin); Napoleão (Stalin); Bola-de-neve (Trotsky); as ovelhas, que repetem sem consciência os lemas; os cavalos com seus tapa-olhos que só conseguem olhar para o trabalho; as galinhas que se perdem na dispersão; o burro empacado em suas verdades; os cães fiéis à guarda de seus donos... Todos personagens históricos, escravos da própria revolução, prisioneiros dos sonhos depauperados...  Como alterar a história? Tornar-se sujeito ativo de transformação?  Reescrever os velhos mandamentos e ensaiar uma precipitada revolução ou elaborar uma nova análise das conjunturas a fim de reavaliar nossos princípios? A revolução dos bichos se repete na história. Novos personagens assumem os papéis dos protagonistas e o enredo continua... Alguns preferem a silenciosa leitura dos fatos, outros desejam escrever novos capítulos...
        É, caro leitor, precisamos de engajamento, de comprometimento com os mandamentos que norteiam nossas ações e de coragem para espreitar a realidade com olhos de transformação sem apagar a memória de nossas conquistas históricas.   George Orwell, escritor, jornalista e militante político, participou da Guerra Civil Espanhola na milícia marxista/trotskista e foi perseguido junto aos anarquistas e outros comunistas pelos stalinistas. Desencantado com o governo de Stalin, escreveu “A Revolução dos Bichos” em 1944. Nenhum editor aceitou publicar a sátira política, pois, na época, Stalin era aliado da Inglaterra e dos Estados Unidos. Só após o término da guerra, em 1945, é que o livro foi publicado e se tornou um sucesso editorial.

 

 


 

 


 



 


 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

domingo, 9 de junho de 2013

ATENÇÃO 9º ANOS


                         
ATENÇÃO!
TRABALHO DE GEOGRAFIA    9ª SÉRIES "A e B "   ENSINO FUNDAMENTAL
VALOR 2,0 MANUSCRITO A CANETA AZUL / PRETA.
 CAPA E CONTRA CAPA.
ENTREGAR DIA 20/06/2013
·  Quais são as características comuns entre a Noruega, Islândia e a Suíça ? Comente.
 ·  Compare  os mapas Europa físico e Europa clima, e Europa político e descreva    as condições naturais dos três países  citados na atividade acima:
MAPA POLÍTICO



 










                          

MAPA CLIMÁTICO














 

MAPA FÍSISCO
·Qual é o fator determinante para incluirmos a Islândia no continente europeu? Justifique.
·Explique a configuração do espaço territorial europeu existente até o século XVIII.
·Que fatores justificam a Europa ser considerada o Velho Mundo? Comente.
·Por que é possível dizer que a Europa é o berço das civilização ocidental?
·Explique de que forma a hidrografia da Europa contribuiu para o desenvolvimento econômico dos povos que habitavam as margens dos rios.
·Qual era a característica geral do sistema feudal?
·Diferencie Estado absolutista de Estado nacional.
·O que  fez com que a Europa passasse de uma região de emigração para uma região de imigrante nos séculos XIX e XX.
·Qual a reação negativa causada no povo europeu com a chegada de imigrantes vindos dos  países subdesenvolvidos ? Qual sua opinião sobre o assunto?
·Quais  eram as características gerais da Europa até a Segunda Guerra Mundial?
·Escreva os fatores que contribuíram para a queda da taxa de natalidade na Europa no pós guerra.
·Quais fatores levaram o processo de envelhecimento da população europeia? E quais as consequências disso? Descreva.
· Em linha gerais, como era  a organização econômica existente na Europa até o século XVII?
· Quando surgiu a União Europeia?Quantos países fazem parte?Qual o objetivo
 de sua formação? E como é composto? 
 
 

 

 

 
 
 

 

 


     
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ATENÇÃO 1ª SÉRIES ENSINO MÉDIO

                   
ATENÇÃO!

TRABALHO DE GEOGRAFIA    1ª SÉRIES "A e B "   ENSINO MÉDIO
VALOR 2,0 MANUSCRITO A CANETA AZUL / PRETA.
 CAPA E CONTRA CAPA.
ENTREGAR DIA 28/06/2013
·       O que é um mapa temático? Qual a sua relevância para a cartografia temática ? Justifique.
·       O que é anamorfose geográfica ? De um exemplo.
·       Quais são  os tipos de projeções?
·       Qual a diferença entre as projeções de Mercator e Peters? Analise e descreva-as.
·       O que é sensoriamento remoto?
·       O que é  e como funciona o GPS?
·       O que é um SIG  e qual  sua utilidade?
·       Como se  formam as rochas magmática, metamórficas e sedimentares?
·       Quais são as províncias geológicas do planeta? Como eles se formaram ?
·       Caracterize os  limites das placas tectônicas.
·       Explique a hipótese de Wenerger sobre a deriva continental  e
·       Faça um encarte  (desenho) que represente cada camada da atmosfera , suas divisões (dimensão) e caracterize cada uma delas.
·       Faça uma tabela com as Eras Geológicas                                        
      (Eras , Períodos e ocorrências).  
·        Faça o esquema do ciclo das rochas e comente.

CARTOGRAFIA

                     
                                  Projeções de Mercator e Peters:
Diferentes maneiras de ver o Mundo!
Superfície Terrestre - Projeção - Mapa
Todos os mapas são representações gráficas e planas da superfície terrestre. Todo o mapa é uma representação que possui certa deformação, afinal estamos transformando uma informação curva em uma representação plana. Desta maneira conforme o local da superfície terrestre que pretende-se representar, escolhe-se uma projeção que mantenha as informações mais fiéis com a realidade do local de interesse.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Projeção de Mercator e Peters

·         Observando os mapas abaixo, quais diferenças eles apresentam?
·         Qual estamos mais acostumados a ver?
·         Qual é o mais correto?



 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
                                   Projeção de Mercator:

  • Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos.
  • Manteve as formas dos continentes mas não respeitou as proporções reais.
  • Nela as regiões polares aparecem muito exageradas.
  • Favorece as desigualdades econômicas, pois amplia de maneira desigual, e aumenta mais o Hemisfério Norte.
  • Excelente para a navegação. 
  • Perfeita nos ângulos e formas.
  • Coloca a Europa no centro do mapa (Eurocentrismo).

 
                                 Projeção de Peters:
  • Alterou as formas em para manter as reais proporções dos continentes.
  • Apesar de deformar a forma dos continentes, esta projeção mantém a área proporcional dos continentes, mais próxima do tamanho real.
  • Destaque ao continente Africano no centro do mapa.
  • Propostas de Peters: Valorização do mundo subdesenvolvido, mostrando sua área real. 
 
Lembre-se:
"por trás de cada mapa, sempre existe um conteúdo Político-Ideológico".
Links: