segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DIA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO A CAMADA DE OZÔNIO



16 DE SETEMBRO
DIA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO  A CAMADA DE OZÔNIO

 

     O Brasil alcançou as principais metas estabelecidas para o controle do buraco da camada de ozônio, que é o escudo protetor da Terra contra os raios ultravioleta. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, declarou como excepcional a atuação do País na redução do consumo de clorofluorcarbonos (CFCs). Presentes em equipamentos de refrigeração, aerosois, entre outros produtos, os CFCs são as principais substâncias que afetam a concentração de gás ozônio na estratosfera. “Esse é um resultado do esforço de todos os agentes envolvidos”, afirmou.

            As declarações foram dadas ontem (14 de setembro), durante as comemorações do Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio e dos 25 anos do Protocolo de Montreal, acordo internacional com o objetivo de eliminar as substâncias destruidoras do ozônio. Para celebrar a data, o Ministério do meio Ambiente (MMA) realizou, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o seminário “Protegendo nossa atmosfera para as gerações futuras”.

Resultados
        Entre os resultados obtidos com a implantação do Protocolo de Montreal no âmbito brasileiro, está a eliminação de 10.525 toneladas de substâncias com Potencial de Destruição do Ozônio (PDO), equivalente ao consumo de CFC constatado entre 1995 e 1997. Foi implantado, ainda, um sistema de recolhimento, reciclagem e regeneração de substâncias nocivas em todo o País. Além disso, 24,6 mil técnicos receberam capacitação em boas práticas de refrigeração.

             Comerciantes de Brasília receberam, durante o evento, certificado de participação no programa de substituição de refrigeradores antigos do MMA.           O projeto também aparece como uma das iniciativas do governo federal voltadas para a proteção da Camada de Ozônio. Ao todo, 100 estabelecimentos foram analisados e quatro receberam novos freezers e geladeiras, como forma de incentivar a consciência ambiental e troca dos equipamentos antigos que ainda contêm CFC.
Expansão

            A ministra Izabella Teixeira ressaltou, ainda, a posição avançada do Brasil e defendeu a exportação das boas práticas desenvolvidas no País. “Os resultados são extremamente estruturantes. Chegou o momento de o Brasil oferecer conhecimento para outros países. Já fazemos isso em áreas como a de florestas e devemos começar a fazer o mesmo no setor de desenvolvimento industrial”, explicou.
            O representante-residente do PNUD no Brasil, Jorge Chediek, afirmou que o Protocolo de Montreal é um modelo de articulação internacional e elogiou o desempenho brasileiro no acordo. “O protocolo estabelece o princípio da responsabilidade compartilhada”, disse. “Dentro disso, o Brasil tem se tornado modelo tanto nas questões institucionais quanto na realização das metas e objetivos”.

Menor
         O buraco na camada de ozônio deve ficar menor este ano sobre a Antártica do que no ano passado, declarou a Organização das Nações Unidas (ONU) ontem. Para os pesquisadores, isso mostra como a proibição a substâncias prejudiciais interrompeu a destruição dessa camada. O buraco, entretanto, provavelmente está maior do que em 2010 e uma recuperação completa ainda está longe de ocorrer.                                                                                                                   A assinatura do Protocolo de Montreal, há 25 anos, deu início à retirada aos poucos dos clorofluorocarbonos (CFCs) do mercado. Estudos comprovaram que essas substâncias químicas destroem a camada de ozônio.

             A iniciativa ajudou a evitar milhões de casos de câncer de pele e de cataratas, assim como os efeitos nocivos sobre o ambiente, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência climática da ONU. “As condições de temperatura e a extensão das nuvens estratosféricas polares até agora este ano indicam que o grau de perda de ozônio será menor do que em 2011, mas provavelmente algo maior do que em 2010″, disse em um comunicado a OMM.
             O buraco da camada de ozônio na Antártica, que atualmente mede 19 milhões de quilômetros quadrados, provavelmente estará menor este ano do que no ano recorde de 2006, informou a organização. A ocorrência anual em geral atinge sua área de superfície máxima durante o fim de setembro e sua profundidade máxima no começo de outubro. Mesmo depois da proibição, os CFCs, que já foram usados em geladeiras e latinhas de spray, duram bastante na atmosfera e levará várias décadas para que as concentrações voltem aos níveis pré-1980, informou a OMM.

                          Fonte: MMA e Agência Reuters

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

OLÁ 3º "A" ESTAMOS AQUI !

               


                       
TRABALHO DE GEOGRAFIA 3° “A”   VALOR 2,0 

ENTREGAR DIA  30/09/2013

INDIVIDUAL COM AS REGRAS ANTERIORES


·Pesquise como aconteceu a ocupação do Leste europeu.
· Comente sobre os acontecimentos marcante a seguir.                                            
    
     *Primavera de Praga
    *Revolução Húngara de 1956.

· Conceitue as Zonas Econômicas Especiais da China.

· O crescimento econômico médio da China entre 1980-1993 foi de 9% ao ano, sendo que, em 1992, foi de 12% (compare: o crescimento em 1992 nos Estados Unidos foi de 1,8%, no Japão, 1,8% e na Alemanha, 1,4%) Analise o significado geopolítico do crescimento da China no cenário internacional, levando em consideração a posição geográfica e o sistema político desse país.

· Do ponto de vista econômico, o que a China e a Índia têm em comum? Comente

· Verifique no seu vestuário, ou pertences se você possuí algum produto "made em China". Diga a quê se deve esse fenômeno.

·Compare a trajetória das duas coreias após a guerra que dividiu a península coreana.  

· Identifique os principais problemas de Cuba após o fim da URSS.

·Explique o interesse do EUA em relação a APEC.

· Que fatores proporcionou o desenvolvimento do Japão no pós-guerra? Comente
 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             A terceira Revolução Industrial e a globalização vão criar novas oportunidades, mas serão empregos para a elite. Os dias de oferta de empregos em massa acabaram. Jamais veremos milhares e milhares de trabalhadores saindo das fábricas depois de um dia de trabalho. (JeremyRifkin, autor do livro O fim dos empregos - Folha de São Paulo, 25/08/97)

*a) identifique as atuais tendências de absorção da mão-de-obra pelo mercado de trabalho;

*b) explique por que essas tendências ocorrem.

· Qual a responsabilidade dos países ricos e dos países pobres no processo mundial de degradação do meio ambiente? Comente

· De que forma está dividido o continente africano? Descreva.

· Faça dois mapas da América , legende-os.

*divisão física

* divisão socioeconômica

· Justifique as razões das divisões do continente americano.

·Cite os principais fatores responsáveis pelo incremento do comercio mundial nas ultimas décadas.