sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ATENÇÃO 3º " C " REPOSTAGEM!

              

“ATENÇÃO 3º RÃO  ‘C”
TRABALHO DE GEOGRAFIA, INDIVIDUAL, MANUSCRITO,
CANETA AZUL/ PRETA COM  BIBLIOGRAFIA
CAPA CONTRA CAPA  VALOR-2,5
ENTREGAR DIA 26/03/2015
·         O que significou o Plano Marshal para o continente europeu? Comente.
·         Qual o papel na nova DIT= Nova Divisão Internacional do Trabalho no espaço econômico mundial? Comente
·         Faça um relato abordando as Primeira e a Segunda Guerra mundial: causas e consequências.
·         Escreva de que forma Mikhail Gorbatchev organizou a economia soviética.
·         Na consolidação de um mundo bipolar, o que significou a separação da Alemanha em dois países distintos?
·         Qual era o significado simbólico do muro de Berlim nesse cenário geopolítico? Comente.
·         Descreva os itens abaixo  no período da soberania europeia:
*Mercantilismo;
*colonialismo;
*Imperialismo
·         Justifique a existência de fronteiras econômicas. Relacione território,
Fronteiras, Estado e nação.
·         Cite as características da fase do capitalismo financeiro.
·         Relacione o Imperialismo e a Revolução Industrial.
·         Quais as causas da crise de 1929 e quais suas repercussão no mundo? Comente.
·         Mencione a razão que o Chile é considerado um caso especial nos anos 70.
·         Pesquise:
*A Revolução de 1917;
*A Internacional socialista;
·         Cite a doutrina do inicio do século XIX que buscava soluções para os problemas sociais e descreva dois teóricos dessa doutrina.
·         Justifique a denominação  Guerra Fria para o período que vai do final da Segunda Guerra Mundial até o fim de 1980.
·         Resuma como foi feita a reordenação econômica e politica do mundo capitalista após a Segunda Guerra Mundial;
·         Faça uma pesquisa sobre os principais conflitos que aconteceram no período da Guerra Fria:
                  *Guerra da Coreia;
*Guerra do Vietnã;
*Revolução Cubana;
*Revolução Sandinista. 
·         Quais foram as causas  econômicas que agiram de maneira a estimular a eclosão da Segunda Guerra Mundial? Comente.
·         Explique a expressão “globalização regionalizada” e justifique e expressão “globalização de ideias”.

 

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A DESCOBERTA DA LONGITUDE.


                 Poucos sabem, mas no século XVII e início do século XVIII a humanidade não sabia identificar a longitude com precisão. Naquela época as navegações eram a principal fonte de riqueza das grandes economias mundiais, tais como Inglaterra, Espanha e França, além de Portugal. As rotas  eram variadas, a necessidade de comércio para expansão  era imensa e a dificuldade se fazia presente a cada nova  viagem.  Relatos descritos em diários de bordo da época traçam com precisão o ambiente de dúvida que pairava nos tripulantes de cada embarcação durante as longas viagens.              
                    Como o destino exigia a cruzamento de fronteiras inimigas e o avistamento de estranhos significa quase fogo à vista, os navios buscavam navegar longe das costas, o que lhes retirava a referência da terra. Naquela época conhecia-se muito bem latitude (distância  entre um ponto qualquer e os polos), de forma que um navegante podia indicar com precisão a distância em que o navio se encontrava da linha do Equador, fosse ao sul ou ao norte. Entretanto, nenhuma tecnologia da época era capaz de indicar com precisão se o marinheiro deveria - ao atingir a latitude desejada - virar seu barco à esquerda ou à direita. Hoje em dia, com o GPS, parece piada. Mas não era! Um capitão espanhol perdeu quase 80 homens quando equivocadamente - com um navio cheio de carga das Índias e homens famintos - voltou seu navio para o lado contrário.  
                    Após dias navegando em direção contrária e com homens morrendo por escorbuto, decidiu dar volta atrás e atingiu seu objetivo. Perdeu marinheiros, um pouco de seu orgulho e a parte da gloria se dissipou. NA Marinha Britânica um incidente deu início a planos para a descoberta da longitude: uma esquadra de 3 navios chocou-se contra uma rocha por erro de cálculo da longitude em alto-mar. Neste episódio, conta-se que um marinheiro - que realizava seus cálculos escondido dos demais, um ato ilegal e passível de punição - alertou o comandante.
                 Por sua bravura, foi julgado, condenado e enforcado naquele mesmo dia. Este avio, que vinha atrás dos outros dois, livrou-se do choque completo e alguns marinheiros viveram para contar a história que hoje conhecemos. Pois bem. Fartos de perderem bons marinheiros, embarcações e, principalmente, as riquezas que eram trazidas das Índias e Américas, os grandes reino promoveram uma verdadeira corrida em busca da longitude. Prêmios foram oferecidos e muitos se candidataram. Haviam duas correntes científicas no período: Os astrônomos (que eram a maioria no comitê criado para avaliar a proposta dos candidatos), que defendiam a tese de que somente os astros poderiam revelar a longitude. Sua tese se reforçava ao termos a latitude indicada também por astros; os relojoeiros, que diziam que se um relógio fosse preciso o bastante dentro do navio, seria possível calcular a longitude naquele instante. Galileu Galilei tomou a frente entre os astrônomos. Descobriu a famosas luas de Júpiter (motivo do tópico As Luas de Galileo fazem aniversário) percebeu que as mesmas - em sua observação eram 4 luas, depois descobriu-se que são 7 - percorriam uma trajetória perfeitamente previsível, o que permitiu elaborar uma carta de eclipses das luas de Júpiter. Seu invento chamou muito a atenção de todos, dada a engenhosidade, mas em alto-mar era difícil localizar com precisão o planeta e ainda observar os eclipses.
             O método, então, foi usado para demarcar terras em solo firme, com uma fiabilidade de 100%. Galileu chegou a montar um capacete para uso no navio, com uma luneta fixa em um olho e o outro lado livre, mas a proposta não vingou para os fins desejados. Naquelas alturas, a comoção nacional - melhor, mundial - era enorme. Todos clamavam por um gênio que pudesse trazer a longitude para a humanidade. Eis que um marceneiro, com muito gosto por relógios e que jamais cursou escola de horologia, resolveu oferecer seu invento para o teste. Era um relógio esquisito, com um sistema que o mantinha equilibrado mesmo em alto mar. As regras do concurso exigiam que um relógio não poderia atrasar mais do que 2 minutos em toda a viagem. O relógio de Harrison foi e voltou ao Caribe com menos de 30 segundos de atraso! O comitê julgador, entretanto, composto em sua maioria por astrônomos, disse que haviam falhas no projeto. Como era a melhor coisa que tinham diante de si e como o autor disse que ainda poderia melhorar o invento, pagaram-lhe aproximadamente 10% do valor do prêmio e o intimaram a trazer um projeto mais consistente. Essa história terminou décadas depois, com Harrison apresentando sucessivos relógios, um mais preciso do que o outro, e a comunidade científica designada para a avaliação mudava as regras a cada nova marca alcançada, com o intuito de não aceitar sua vitória. Por fim, cientistas de toda parte reconheceram no H1, projetado inteiramente por Harrison, como o primeiro instrumento capaz de demostrar com exatidão a longitude.
 
horadaaula.com.br.  
 
 
 

ATENÇÃO 8ºs ANOS ”A" "B" “C”!

                       
ATENÇÃO!
8ºs ANOS ”A" "B" “C” ENSINO FUNDAMENTAL.
TRABALHO DE ESTUDOS REGIONAIS
VALOR 2,0 MANUSCRITO, INDIVIDUAL.
A CANETA AZUL / PRETA. CAPA E CONTRA CAPA
ENTREGAR DIA 20/ 03 /2015
COM BIBLIOGRAFIA.      
·         Descreva como ocorreram os fatos a seguir:
*o povoamento da Amazônia
*Povoamentos dos Vales do Guaporé, Mamoré e Madeira;
·         Quando ocorreram as primeiras expedições para a região Oeste do Brasil e o que aconteceu nesse período.
·         Caracteriza os períodos a baixo:
*Tratado Tordesilhas;
*Tratado de Madrid;                                                                                                             
*Tratado El Pardo
* Tratado de Santo Ildefonso.                                                                      
·         Quais os municípios pertencentes ao Território  Federal do Guaporé  em 1.943?
·         Qual a importância do ouro para a colonização do Vale do Guaporé? Comente Quando e porque o ouro do Guaporé  entrou em decadência qual consequências da crise da mineração no Guaporé?   
·         Descreva como  foi  a criação da Capitania de Mato Grosso
·        Escreva os itens a baixo:                                                                                                               *Primeiro governador da Capitania de Mato Grosso;                                                        *primeiro e último  governos do território federal do Guaporé;                                                  *primeiro  e último governo do Território Federal de Rondônia.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

“ATENÇÃO 3º RÃOs ‘A” "B” A Geografia chegou!


“ATENÇÃO 3º RÃOs  ‘A” "B”
TRABALHO DE GEOGRAFIA, INDIVIDUAL, MANUSCRITO,
CANETA AZUL/ PRETA COM  BIBLIOGRAFIA
CAPA CONTRA CAPA  VALOR-2,0
ENTREGAR DI A  23/03/2015
·         Justifique a existência de fronteiras econômicas. Relacione território,
Fronteiras, Estado e nação.
·         Cite as características da fase do capitalismo financeiro.
·         Relacione o Imperialismo e a Revolução Industrial.
·         Quais as causas da crise de 1929 e quais suas repercussão no mundo? Comente.
·         Mencione a razão que o Chile é considerado um caso especial nos anos 70.
·         Pesquise:
*A Revolução de 1917;
*A Internacional socialista;
·         Cite a doutrina do inicio do século XIX que buscava soluções para os problemas sociais e descreva dois teóricos dessa doutrina.
·         Justifique a denominação  Guerra Fria para o período que vai do final da Segunda Guerra Mundial até o fim de 1980.
·         Resuma como foi feita a reordenação econômica e politica do mundo capitalista após a Segunda Guerra Mundial;
·         Faça uma pesquisa sobre os principais conflitos que aconteceram no período da Guerra Fria:
*Guerra da Coreia;
*Guerra do Vietnã;
*Revolução Cubana;
*Revolução Sandinista. 
·         O que significou o Plano Marshal para o continente europeu? Comente.
·         Qual o papel na nova DIT= Nova Divisão Internacional do Trabalho no espaço econômico mundial? Comente
·         Escreva de que forma Mikhail Gorbatchev organizou a economia soviética.
·         Na consolidação de um mundo bipolar, o que significou a separação da Alemanha em dois países distintos?
·         Qual era o significado simbólico do muro de Berlim nesse cenário geopolítico? Comente.
·         Descreva os itens abaixo  no período da soberania europeia:
*Mercantilismo;
*colonialismo;
*Imperialismo.
·         Quais foram as causas  econômicas que agiram de maneira a estimular a eclosão da Segunda Guerra Mundial? Comente.
·         Explique a expressão “globalização regionalizada” e justifique e expressão “globalização de ideias”.

 
 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

ATENÇÃO 2ºs ANOS.TRABALHO LEGAL!

   
                                 
                                 ATENÇÃO 2ºs  ANOS
                     
TRABALHO DE GEOGRAFIA 2° “A” “B” VALOR 2,0 ENTREGAR DIA 16 /03 /2015
 MANUSCRITO A CANTA AZUL/ PRETA
INDIVIDUAL COM CAPA, CONTRA CAPA E BIBLIOGRAFIA.
·         ·         Discuta a ameaça da escacasses de águas  para as futuras gerações   e os fatores responsáveis por essa  preocupante situação.;
·         Defina:
·         *regime fluvial do rio Amazonas.
·         *o tipo de foz do rio Amazonas.
·         Identifique duas diferenças entre a bacia Amazônica e a bacia Platina.
·         Aponte o fato que justifique Tocantins ser inserido na Região Norte.
·         Destaque as principais mudanças realizadas na divisão regional do Brasil em 1969.
·         Explique qual era o conceito de soberania do Tratado de Westfália.(História )
·         Cite os acontecimentos que, segundo a ONU, podem levar a interferência nos assuntos internos de um país.
·         De duas diferenças entre a divisão do Brasil em três complexos regionais e a divisão regional oficial do IBGE.
·         Explique os fatores que diminuem a competitividade do Brasil quanto à atração de investimentos estrangeiros.
·         Cite uma característica que justifique o fato de o Brasil ser considerado um país tropical.
·         Pesquise e caracterize a entrada das bandeiras no Brasil.
·         Explique como o atual estado do Acre foi incorporado  no Brasil.
·         De duas diferenças entre as atividades econômicas canavieira e a mineradora.
·         De duas características da estrutura geológica do relevo brasileiro.
·         Explique os critérios que Jurandyr Ross usou para dividir o relevo do Brasil.
·         Justifique a importância das fronteiras brasileiras.
·         Faça os mapas geológicos de Aziz Nancib Ab’ Saber, e Aroldo Azevedo e descreva as diferenças.
·         Faça os mapas do Brasil de acordo com a divisão
·         *1941=1945
·         *1969
·         *Divisão atual.
·         *Complexos Regionais
·         Quais os critérios adotados para estabelecer a regionalização geoeconômica do território brasileiro?
·         Faça dois quadros comparativos do desenvolvimento econômico brasileiro, um, de 1500-1888 e outro de 1900-2000. Observe as diferenças no desenvolvimento e faça um relatório.
·         Que tipos de minérios são encontrados nas unidades de relevo brasileiro, bacias sedimentares e crátons;
·         Comente os critérios usados pelos três pesquisadores para classificar o relevo brasileiro, comente cada um deles.
·         Quantas e quais são as  massas de ar no território brasileiro e onde atuam cada uma delas.
·         Que vantagens e desvantagens, encontramos no Brasil por ter uma extensa área, e qual o papel do Estado?
·         Faça o mapa geológico atual pinte e legende-o.