segunda-feira, 11 de agosto de 2014

exercicios primeros anos Ensino Médio.

                       EXERCICIOS              
O relevo é o resultado da atuação de forças de origem interna e externa, as quais determinam as reentrâncias e as saliências da crosta terrestre.
1.Sobre o tema, é correto afirmar
a) Feições do macro-relevo terrestre, como o constituído pelas grandes cordilheiras, têm suas formas explicadas pela ação da gravidade.
b) Os processos de erosão e deposição de materiais estão na dependência do movimento das placas tectônicas.
c) Os distintos tipos de intemperismo são fatores de natureza externa que contribuem para a modelagem do relevo terrestre.
d) Antes da atuação antrópica, nos últimos 10 mil anos, o relevo era estático, isto é, não sofria grandes transformações.
e) As planícies podem ser consideradas como áreas típicas de erosão. 
02 - Informações sobre características do relevo são indispensáveis para o planejamento das atividades rurais e urbanoindustriais.
A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
a) A amplitude das inundações está relacionada à dimensão das planícies, o que torna estas, em escala regional, inabitáveis.
b) Uma forma moderna de construção de estradas prioriza a utilização de túneis, de modo que a tecnologia torna irrelevante considerar aspectos relacionados ao relevo.
c) O grande potencial hidrelétrico do estado do Paraná deve-se à existência da Serra do Mar e de sua proximidade com o nível de base (o Oceano Atlântico).
d) As condições da morfologia do terreno e de sua amplitude são fatores limitantes para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.
e) Os planaltos no Brasil em geral, pela irregularidade topográfica, são áreas em que o uso e ocupação da terra são mais favoráveis, pois neles as inundações são muito raras.
03  - O relevo do território brasileiro, conforme dados do IBGE no que se refere à hipsometria, está compartimentado em: 
Terras baixas, com terrenos até 200 metros de altitude (compreendendo as planícies), totalizando 41% da superfície;
Terras altas, com terrenos entre 200 a 1200 metros de altitude, envolvendo 58,5% da superfície e; 
Elevações e cristas culminantes, acima dos 1200 metros, compreendendo 0,5% do território.
Acerca do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. O relevo brasileiro tem altitudes modestas por ser relativamente recente.
2. A ausência de cadeias montanhosas expressivas dá-se pelo fato de o relevo não ter sido desgastado suficientemente pela erosão.
3. As planícies amplas decorrem da baixa capacidade de erosão e transporte dos grandes cursos fluviais, por desenvolverem grande parte dos cursos em superfícies próximas ao nível de base.
4. As características do relevo, no caso do território brasileiro, são prova de que movimentos orogênicos e de vulcanismo foram pouco significativos ao longo da história geológica do país.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
d) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
04 - O planeta Terra apresenta grandes cadeias montanhosas que são encontradas em todos os continentes de maneira irregular. 
O surgimento dessas grandes cadeias, como Andes, Alpes e Himalaia, e sua morfologia podem ser explicados, respectivamente:
a) por processos orogenéticos e pela ação de agentes internos.
b) por processos endogenéticos e pela ação de agentes externos.
c) por processos pedogenéticos e por falhamento.
d) por processos criogenéticos e pela atuação eólica.
e) por processos orogenéticos e por abrasão marinha.
05 - No dia 11 de março de 2011, ocorreu na região central da Serra do Mar paranaense um conjunto de escorregamentos, desencadeados em virtude de elevados índices pluviométricos concentrados nesse dia, associados à umidade acumulada dos dias antecedentes. Os escorregamentos, predominantemente, situaram-se nas posições superiores e íngremes das encostas. O volume de material desprendido nesse episódio, por meio dos escorregamentos, consistiu de blocos rochosos, solo e troncos de árvores, que foram transportados e seguiram caminho de fluxo em direção às áreas de planície, resultando em mortes e grandes danos por destruição total ou parcial de casas, ruas, estradas, pontes e lavouras. 
Sobre esse evento ocorrido na Serra do Mar do estado do Paraná, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Os solos nas posições superiores das encostas da Serra do Mar paranaense apresentam-se pouco espessos, característica que contribuiu para os escorregamentos, levando a uma rápida saturação hídrica pelo evento de chuva, o que promoveu o desencadeamento dos processos.
( ) Um dos fatores que agravou a ocorrência dos escorregamentos nesse evento na Serra do Mar paranaense foi a ocupação urbana nas áreas mais elevadas, pois exercem grande peso nas encostas.
( ) A declividade da encosta afeta diretamente na sua estabilidade frente aos processos de escorregamento, motivo pelo qual a maior parte deles ocorreu nas áreas mais declivosas.
( ) Consensualmente, sabe-se, no meio científico, que, devido ao aquecimento global promovido pela ação do homem, os valores de precipitação aumentarão na Serra do Mar, ampliando cada vez mais a ocorrência desses processos e a sua área de influência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – V.
b) F – V – V – V.
c) V – V – F – F.
d) F – F – F – V.
e) V – F – V – F.
06 - Planícies são ambientes geomorfológicos que apresentam relevo plano, ou suavemente ondulado, com dimensões variadas, onde são predominantes os processos de deposição e acumulação de sedimentos. Planícies aluviais são aquelas formadas por sedimentos de rios. Sobre esses ambientes, considere as seguintes afirmativas:
1. Planície aluvial corresponde ao leito maior de um rio e sazonalmente sua área é ocupada pelas águas dos canais fluviais.
2. O estabelecimento de áreas urbanas em ambientes de planícies aluviais acarreta sérios problemas sociais, devido aos efeitos negativos das inundações periódicas para a população residente.
3. No planejamento do uso do solo nas planícies aluviais, é necessário considerar a suscetibilidade de contaminação do lençol freático, pois nesses ambientes ele se encontra mais próximo da superfície.
4. As cidades localizadas em planícies aluviais, ao contrário daquelas localizadas em ambientes sem risco de enchentes, exigem processos de planejamento, como os planos de uso e ocupação do solo.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
GABARITO:
01 - C
02 - D
03 - C
04 - B
05 - E
06    - E
1.Atlas Geográfico Escolar. IBGE: Rio de Janeiro, 2010, pág. 103. Com base nesse mapa e em seus conhecimentos, é CORRETO afirmar:
a) Somente o movimento de separação das placas tectônicas causa terremotos.
b) Somente o movimento de separação das placas tectônicas causa vulcanismo.
c) Em sua maioria, as zonas sísmicas e os vulcões localizam-se no centro das placas tectônicas.
d) Em sua maioria, as zonas de intensa atividade sísmica e os vulcões localizam-se nas bordas das placas tectônicas.
e) As zonas de intensa atividade sísmica se distribuem de forma aleatória, sem relação evidente com
o movimento das placas tectônicas.
2. Tsunamis ou grandes marés oceânicas são decorrentes de
a) pequena profundidade oceânica nos locais em que elas se originam, provocando o deslocamento súbito das águas oceânicas para o talude continental.
b) abalos sísmicos em que o epicentro se localiza em distantes áreas continentais.
c) sismos em áreas oceânicas, motivando o deslocamento das ondas na direção da costa, onde menor é a profundidade e aumentando o atrito das águas com o fundo do mar.
d) erupções vulcânicas continentais, cujo deslocamento do material magmático se orienta na direção do litoral.
3.A parte sólida e a parte com material em estado de fusão da Terra correspondem, respectivamente, à
a) criosfera e à litosfera.
b) litosfera e ao magma.
c) hidrosfera e ao magma.
d) troposfera e à criosfera.
4. Não são raros os relatos de ocorrência de terremotos no território brasileiro. Porém, diferentemente do que acontece no Japão, nos Estados Unidos e no Chile, por exemplo, os terre- motos aqui observados normalmente são de baixa magnitude. A explicação para essa diferença deve-se à
a) localização do Brasil em área de convergência de placas.
b) dominância de clima tropical úmido que, favorecendo o intemperismo químico das rochas, reduz a magnitude dos terremotos.
c) estrutura geológica antiga do Quaternário, predominante no território brasileiro.
d) predominância de rochas sedimentares, mais suscetíveis a rupturas geológicas.
e) localização do território brasileiro em região intra-placa.
GABARITO  
1= D 
2= C
3-B
4=E
ESCALA
Em um mapa topográfico na escala 1:100.000 a maior dimensão gráfica medida entre as margens de um rio é de 15,7 mm. Assim sendo, é verdadeiro afirmar que a respectiva distância máxima natural entre essas margens é de
a)  1.570 m.
b)  6.369,40 m.
c)  157.000 m.
d)  15.700 m.
e)  636,94 m.
02. O Campus da USP - Butantã dista, aproximadamente, 23 km do Campus da USP - Zona Leste e 290 km do Campus da USP - Ribeirão Preto, em linha reta. Para representar essas distâncias em mapas, com dimensões das páginas desta prova, as escalas que mostrarão mais detalhes
serão, respectivamente,
03. Com relação aos mapas e cartas geográficos, seus elementos e classificação, assinale o que for correto.
01)  O elemento que estabelece a relação ou a proporção entre a dimensão real de um lugar e sua representação no mapa é denominado de escala.
02)  O método mais comum de representar as elevações do relevo são as curvas de nível, linhas que ligam pontos ou cotas de igual altitude em intervalos iguais.
04)  A representação de uma superfície esférica em um plano, o mapa, ou um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar um mapa é a projeção cartográfica.
08)  Os mapas básicos mostram temas específicos como relevo, clima, solos, hidrografia (mapas físicos); fitogeografia e zoogeografia (mapas biogeográficos), além dos mapas econômicos, políticos e outros.
16)  Uma escala numérica é representada através de uma linha reta graduada enquanto que uma escala gráfica é representada sob a forma de uma razão (1:50.000) ou de uma proporção (1/50.000
04. Lei as afirmativas que seguem e assinale a correta:
a) A escala numérica é representada por uma linha reta dividida em partes iguais.
b) A escala 1:50.000 é maior que a escala de 1:250.000.
c) Na escala de 1:500.000, a área representada foi reduzida 50 mil vezes.
d) As escalas podem ser numéricas ou geográficas.
e) Na escala de 1:100.000, 1 cm no mapa vale 100 km no terreno.
05. Um mapa  cuja escala é 1:55.000.000, a distância, em linha reta, entre as cidades de São Paulo e Brasília é de 1,6 cm. Na realidade, essa distância é de aproximadamente
a) 880 km
b) 1200 m
c) 8875 km
d) 239 km
e) 890 m
06. A escala é definida como a relação da distância real entre dois pontos quaisquer na superfície da Terra com a distância entre esses dois pontos num documento cartográfico. Se, em uma carta, na escala 1:50.000, a distância em linha reta entre duas cidades for de 10 cm, no terreno essa distância será de:
a) 0,5 km.
b) 1 km.
c) 100 km.
d) 500 km.
e) 5 km
07. Assinale a alternativa que indica corretamente a distância real entre duas cidades, A e B, considerando que no mapa de escala 1:50.000.000, a distância linear é de 3,5 cm.
a)  1.500 km
b)  15.000 jm
c)  175 km
d)  17.500 km
e)  1.750 km
08. A distância real entre São Francisco e Nova York é de 4.200km. A distância sobre a carta é de 105mm. Com base nestes dados, assinale a alternativa que indica corretamente a escala deste mapa.------ split --->
a) 1 : 400.000
b) 1 : 4200.000
c) 1 : 10.500.000
d) 1 : 40.000.000
e) 1 : 105.000.000
09. Para cada tipo de representação existe uma escala numérica apropriada. Assim, os mapas podem ser divididos em três categorias básicas: escala grande, média e pequena.
Associe as escalas numéricas mais apropriadas para as finalidades dos mapas.
1 - Mapas topográficos
2 - Plantas urbanas
3 - Planisférios
4 - Plantas arquitetônicas
(     ) 1:50 a 1:100
(     ) 1:25.000 a 1: 250.000
(     ) 1: 500 a 1: 20.000
A seqüência numérica correta, das preenchidas com os números referentes às mesmas é:
a) 4 - 3 - 1
b) 4 - 1 - 2
c) 2 - 3 - 4
d) 4 - 2 - 1
e) 3 - 1 – 4
10. Para obter, em um mapa, informação mais detalhada, qual das escalas a seguir é utilizada?
a) 1/100.
b) 1/1.000.
c) 1/10.000.
d) 1/100.000.
e) 1/1000.000.
11. "Os mapas são uma representação da realidade, não são a própria realidade. De acordo com o modo como são feitos, eles iluminam determinados fatos e escondem outros, produzindo uma certa sensação e uma imagem particular do território cartografado. Mapas centrados no mesmo lugar revelam coisas diferentes, de acordo com a escala utilizada."
                               (MAGNOLI, D. e ARAÚJO, R. A NOVA GEOGRAFIA, 1991, p. 245)
No que se refere à escala de um mapa, é correto afirmar:
(01) Na escala numérica, quanto maior o denominador, menor é a possibilidade de representar detalhes dos elementos cartografados.
(02) Se, num mapa com escala de 1:200.000, a distância entre duas cidades é de 4 cm, na realidade o afastamento entre elas é de 800 km.
(04) A escala é a razão entre as dimensões gráficas do mapa e as dimensões reais da área cartografada.
(08) Mapas de escala 1:5.000 são pouco precisos na representação gráfica e são considerados de escala pequena.
(16) Na escala 1:10.000, 1 cm£ no mapa representa uma superfície de 100 m£ no território cartografado
GABARITO:
01.     A
02.     A
03.    07
04.     B
05.     A
06.     E
07.     E
08.     D
09.     B
10.     A
11.     05