terça-feira, 17 de junho de 2014

GEOGRAFIA 2ºs ANOS.


             
ATENÇÃO!

TRABALHO DE GEOGRAFIA 2º ANOS ENSINO MÉDIO

VALOR 1,5 MANUSCRITO A CANETA AZUL / PRETA. INDIVIDUAL

 CAPA E CONTRA CAPA.   ENTREGAR DIA 03/07/2014.

·         A agropecuária é uma atividade produtiva integrante do setor primário da economia, caracterizada pela produção de bens alimentícios e matérias-primas decorrentes do cultivo de plantas e de criação de animais. No Brasil, a partir da década de 1950, essa atividade se modernizou atingindo atualmente elevados índices de produção. Considerando esses dados, responda ao que se pede: 
         Diferencie agropecuária extensiva e intensiva:
·         A agropecuária é uma atividade produtiva integrante do setor primário da economia, caracterizada pela produção de bens alimentícios e matérias-primas decorrentes do cultivo de plantas e de criação de animais. No Brasil, a partir da década de 1950, essa atividade se modernizou atingindo atualmente elevados índices de produção. Considerando esses dados, responda ao que se pede:
Identifique e explique dois aspectos positivos da agricultura moderna para a economia brasileira:
·         A agropecuária é uma atividade produtiva integrante do setor primário da economia, caracterizada pela produção de bens alimentícios e matérias-primas decorrentes do cultivo de plantas e de criação de animais. No Brasil, a partir da década de 1950, essa atividade se modernizou atingindo atualmente elevados índices de produção. Considerando esses dados, responda ao que se pede

Identifique dois impactos negativos, resultantes da modernização da agricultura, para os trabalhadores rurais:
·         Leia o texto a seguir:
As cidades cresceram muito, concentrando milhões de pessoas que se encontram em busca de sobrevivência. Hoje, no mundo, a população urbana supera a população rural. As megacidades alcançam cifras impensáveis. A população de Tóquio em 2007 era superior a trinta e cinco milhões de habitantes. São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as maiores cidades do mundo.SILVA, José Borzacchiello. Megacidades. O Povo, p. 5, 17 ago. 2008                                          
      O rápido crescimento das cidades amplia a necessidade de estabelecer conceitos que definam de forma clara os fenômenos urbanos, assim como de desenvolver teorias que expliquem e/ou orientem a prevenção de problemas decorrentes desse crescimento. As questões a seguir versam sobre os fenômenos urbanos, a forma como a urbanização se processa no mundo e as consequências da urbanização.                                                                                                                           Defina:
a.I. sítio urbano;         a.II. função urbana;
a.III. rede urbana;       a.IV. conurbação.
·         Leia o texto a seguir:
As cidades cresceram muito, concentrando milhões de pessoas que se encontram em busca de sobrevivência. Hoje, no mundo, a população urbana supera a população rural. As megacidades alcançam cifras impensáveis. A população de Tóquio em 2007 era superior a trinta e cinco milhões de habitantes. São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as maiores cidades do mundo SILVA, José Borzacchiello. Megacidades. O Povo, p. 5, 17 ago. 2008.                                                                                                            
      O rápido crescimento das cidades amplia a necessidade de estabelecer conceitos que definam de forma clara os fenômenos urbanos, assim como de desenvolver teorias que expliquem e/ou orientem a prevenção de problemas decorrentes desse crescimento. As questões a seguir versam sobre os fenômenos urbanos, a forma como a urbanização se processa no mundo e as consequências da urbanização.                                                                                                                     
      Cite dois problemas de ordem social e econômica que afetam os jovens ocupados na economia informal, fenômeno crescente nas cidades brasileiras.

·         Nestes tempos de globalização econômica, a China chama a atenção do mundo em função do seu imenso mercado consumidor e de um sistema político-econômico peculiar, denominado por alguns estudiosos “socialismo de mercado”   Apresente duas razões que justifiquem a utilização do termo “socialismo de mercado” para definir a situação chinesa.

·         Saem as economias costeiras do Brasil e da China e entra o interior dos países. Em vez da Índia e Rússia, estão Filipinas, Indonésia, México, Turquia e Vietnã. Serão esses os “novos BRICs”? DÁVILA, Sérgio. Brasil rural desponta entre novos BRICs. Folha de S.Paulo, p. C3, 23 set. 2008.                                              
      O acrônimo BRIC se forma pela junção da primeira letra dos nomes de um grupo específico de países. Quais são esses países e qual a similaridade que esses países apresentam?

·         Saem as economias costeiras do Brasil e da China e entra o interior dos países. Em vez da Índia e Rússia, estão Filipinas, Indonésia, México, Turquia e Vietnã. Serão esses os “novos BRI DÁVILA, Sérgio. Brasil rural desponta entre novos BRICs. Folha de S.Paulo..                                                                                                                                              
       Quais as principais causas do crescimento elevado da China na última década?

·  Caracterize as décadas de 50, 60,70,80 e 90,( social, politico e econômico).    




               

                  
                  
                                      
               


              Nenhum comentário:

              Postar um comentário