segunda-feira, 26 de outubro de 2015

GEOGRAFIA 1ºs ANOS A e B


           TRABALHO DE GEOGRAFIA  VALOR  2,0
     ENTREGAR   13 /11/2015  1ºs “A” B” COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DOS ANTERIORES

·   É possível  verificar se um país é desenvolvido ou subdesenvolvido analisando a sua pirâmide  etária? Explique.
·        Justifique a elevada proporção da população economicamente ativa no setor primário.
·        Explique as principais causas e as consequências do envelhecimento da população mundial.
·        O que você entende por produção em massa? Comente.
·        Que razões explicam a distribuição irregular da população no planeta.
·        Quando o reverendo Thomas Malthus, ministro da Igreja Anglicana (1766-1834), publicou sua obra Ensaio sobre o princípio de população, a Inglaterra experimentava as transformações da Primeira Revolução Industrial. Naquele momento, a população mundial era constituída de aproximadamente 1 bilhão de habitantes e a pobreza e a fome eram fatos preocupantes. Atualmente estamos vivendo a Terceira Revolução Industrial e a população mundial passa dos 7 bilhões de habitantes, diante de um quadro global de grandes desigualdades socioeconômicas e ameaças ao ambiente. Para Malthus, naquela época, a pobreza e a fome seriam resultados do desequilíbrio entre o ritmo de crescimento da população e a capacidade de produção de alimentos. Hoje, para os novos malthusianos, que adotam um discurso alarmista, a redução do crescimento das populações nos países periféricos, reduziria o número de pobres e famintos, assim como diminuiria a pressão da população sobre os recursos que a natureza pode oferecer A partir do texto explique por que a previsão de Malthus não se concretizou.
·        Com o índice de natalidade em queda e uma expectativa de vida que atinge os 77 anos, a Europa está se tornando um continente de idosos. Na maioria dos países europeus o crescimento vegetativo caiu vertiginosamente uma vez que o número de nascimentos por mulher não supera o valor mínimo necessário para repor a população que morre. Explique dois fatores que contribuíram para a queda do índice de natalidade na Europa.
·        As análises das populações humanas utilizam-se de indicadores numéricos interpretados à luz de teorias demográficas às vezes divergentes. Interesses político-econômicos também orientam estas análises e direcionam as ações governamentais relativas ao crescimento da população. As questões a seguir dizem respeito aos conceitos e teorias demográficas, às políticas públicas e ao processo de envelhecimento da população brasileira.                                                                                                    
·        Defina:
I.Taxa de natalidade.
II. Taxa de mortalidade.
III. Crescimento vegetativo.
IV. Crescimento demográfico.
·        As análises das populações humanas utiliza-se de indicadores numéricos interpretados à luz de teorias demográficas às vezes divergentes. Interesses político-econômicos também orientam estas análises e direcionam as ações governamentais relativas ao crescimento da população. As questões a seguir dizem respeito aos conceitos e teorias demográficas, às políticas públicas e ao processo de envelhecimento da população brasileira. Cite duas das principais teorias demográficas que procuram explicar as razões e os efeitos do crescimento populacional.
·         A análise das populações humanas utiliza-se de indicadores numéricos interpretados à luz de teorias demográficas às vezes divergentes. Interesses político-econômicos também orientam estas análises e direcionam as ações governamentais relativas ao crescimento da população. As questões a seguir dizem respeito aos conceitos e teorias demográficas, às políticas públicas e ao processo de envelhecimento da população brasileira. Nomeie uma ação governamental relacionada a políticas de natalidade implementadas a partir de meados do século XX  nos países:  
 I. Desenvolvidos;            
  II. Subdesenvolvidos                            
·        O índice de mortalidade infantil é um dos indicadores do grau de desenvolvimento de um país, juntamente com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo este composto pelos índices de expectativa de vida, escolaridade e Produto Nacional Bruto (PNB) per capita.
 Observe os gráficos a seguir e responda às questões:

·        Compare, analisando os dados do IDH e PNB per capita, as taxas de mortalidade infantil de Cuba e da Bolívia.
·        Desenhe três pirâmide do Brasil,  anos 2.000, 2010 e 2012 ( 0u 2014). Após desenhar comente as diferenças entre ambas.   
                                                                   


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