quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

7° ANO!



     7º  Ano do Ensino Fundamental , bem fácil , bem fácil !

1ª Questão    A exploração econômica do território brasileiro teve grande importância na ocupação realizada pelos colonizadores portugueses. Sobre isso, marque a alternativa errada  :
a) No século XVI , além da exploração do pau-brasil, a produção de cana-de-açúcar ,  principalmente no nordeste, começou a ganhar importância . Nesse período a ocupação se concentrava no litoral.
b) No século XVII, a expansão do povoamento acompanhou a produção de cana-de-açúcar em áreas do sudeste.  A pecuária levou o povoamento em direção ao interior.
c) No século XVIII, a expansão da pecuária pelo território e a exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que favoreceram o domínio das terras a oeste.
d) No século XIX, a produção de café, cacau e algodão fortaleceu ainda mais o povoamento. E na Amazônia houve avanço da ocupação devido à produção da borracha.
e) No século XV o Brasil foi descoberto pelos portugueses, e a conseqüência foi a imediata devastação da Floresta Amazônica, que abrigava a típica árvore amazônica Pau-Brasil .

2ª Questão             Sobre a ação do homem, o mesmo que ação antrópica, assinale a alternativa certa :
 a) A ação do homem não tem limites e é apenas diminuída em confronto com a ação antrópica, portanto essas forças moldam a superfície terrestre.
b) O ser humano transforma e altera as cidades, de acordo com as dinâmicas produtivas do capitalismo, e isso é a ação antrópica. 
c) O ser humano constrói suas fantasias de carnaval sobre os conteúdos da geografia, que é a ciência que estuda todas as coisas da natureza e os oceanos também.
d) O ser humano tenta imitar a natureza agindo sobre  todo o planeta terra, e isso faz com que cada vez mais animais, vegetais e plantas cresçam e vivam bem.
e) O ser humano transforma e altera o meio ambiente, o que se chama de ação antrópica, com objetivo de suprir suas necessidades básicas, ou seja, de moradia e alimentação, e também para ter melhor qualidade de vida.

3ª Questão     Sobre a regionalização do Brasil, elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),  assinale a alternativa correta :  
a) O Brasil tem  seis regiões : região sul, região norte, região sudeste, região nordeste, região centro-oeste, Amazônia .
b) O Brasil tem  quatro regiões : Amazônia ; Região Nordeste ; São Paulo ;  Rio de Janeiro .
c) O Brasil tem cinco regiões : região sul, região norte, região sudeste, região nordeste, região centro-oeste .
d) O Brasil tem cinco regiões :  região amazônica , região nordeste, região norte, região sudeste,  região central. 
e) O Brasil tem cinco regiões : região amazônica , região nordeste, região norte, região sudeste,  São Paulo .

4ª Questão      Sobre a localização do Brasil, é correto afirmar :
a)  O Brasil está localizado à norte da Linha do Equador, portanto no Hemisfério Norte .
b)  O Brasil está localizado dentro do Continente Africano, fazendo fronteira com Angola e África do Sul.
c)  O Brasil está localizado à leste do Meridiano de Greenwich, portanto no Hemisfério Leste ou Oriental.
d)  O Brasil  está localizado à oeste do Meridiano de Greenwich, portanto no Hemisfério Oeste ou Ocidental.
e)  O Brasil está localizado no Continente Europeu, portanto no Hemisfério Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário