segunda-feira, 12 de novembro de 2018

ATENÇÃO 1ºs ANOS.

                

      TRABALHO DE GEOGRAFIA VALOR  20.
ENTREGAR  30 /11 /2018   1º “ANOS ” COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DOS ANTERIORES
PODE SER EM DUPLA OU INDIVIDUAL.
Ø  É possível verificar se um país é desenvolvido ou subdesenvolvido analisando a sua pirâmide etária? Explique.
Ø   Justifique a elevada proporção da população economicamente ativa no setor primário.
Ø   Explique as principais causas e as consequências do envelhecimento da população mundial.
Ø O que você entende por produção em massa? Comente.
Ø Que razões explicam a distribuição irregular da população no planeta
Ø    As análises das populações humanas utilizam-se de indicadores numéricos interpretados à luz de teorias demográficas às vezes divergentes. Interesses político-econômicos também orientam estas análises e direcionam as ações governamentais relativas ao crescimento da população. As questões a seguir dizem respeito aos conceitos e teorias demográficas, às políticas públicas e ao processo de envelhecimento da população brasileira.                                                                                               
Ø Defina:
I. Taxa de natalidade.
II. Taxa de mortalidade.
III. Crescimento vegetativo.
IV. Crescimento demográfico
     Nomeie uma ação governamental relacionada a políticas de natalidade implementadas a partir de meados do século XX nos países:   
Desenvolvidos;            
Subdesenvolvidos                         
  Desenhe três pirâmide do Brasil, anos 2.000, 2010 e 2012 ( 0u 2016). Após desenhar pinte as e comente as diferenças entre ambas.
Ø Comente sobre a implantação do conceito de Desenvolvimento Sustentável.  
Ø “A extorsão de riqueza sob o regime escravista não precisava de outro fundamento que não fosse a vontade e o látego do senhor de escravos. No regime capitalista de produção, essa extorsão se apóia na aparência de que o salário, cobrindo os meios de vida necessários à reprodução do trabalhador e sua família, cobre de fato o valor de sua força de trabalho. Nenhum dos dois mecanismos operava no regime do colonato (...). O colono ficou no meio caminho entre a transparência da exploração, já que o trabalho excedente se materializava em objetos distintos do trabalho necessário e a ilusão de que o que recebia correspondia ao valor de seu trabalho.”
(MARTINS, José de Souza. O Cativeiro da Terra. 1ª. ed. São Paulo: Ciências Humanas, 1979, p.92).
O texto acima trata do regime do colonato predominante nas fazendas de café do Oeste paulista.
a)Explique a diferença entre a exploração do trabalho vigente sob o escravismo e aquela vigente sob o capitalismo.
Ø .Existe alguma ligação entre os conflitos na África e a colocação dos países africanos quanto
ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)?
Ø  - Analise as relações econômicas do continente africano com a economia mundial,

Ø  O grande problema africano é a herança colonial. Qual o único traço de ligação deixado pelos colonizadores
Ø  Quais os fatores que aceleraram o processo de descolonização da África pós-guerra
Ø  Quais as consequências do colonialismo no continente africano                             
Ø Como se explica a baixa produção de alimentos na África, apesar de mais da metade da população africana estar localizada na zona rural
Ø A política do apartheid foi um feito histórico que marcou a África do Sul e deixou muitas marcas recentes nesse país. É comum falar em "apartheid social". O que significa essa terminologia e quais as referenciam à política sul-africana?





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