terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR

 
15 DE OUTUBRO DIA  DO PROFESSOR


                           
 
 
 
 
  

 
.                                                     Oração do Professor
 
Senhor me deste a vocação de ensinar e de ser Professor.
É meu compromisso educar, comunicar e espalhar sementes,  nas salas de aula da escola da vida.
Eu Te agradeço pela missão que me confiaste e te ofereço os frutos do meu trabalho.
São grandes os desafios do Mundo da Educação, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na trajetória para um mundo melhor.
Quero celebrar a formação de cada aprendiz na felicidade de ter aberto um longo caminho.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar a cada dia a coragem de cada dia recomeçar.
Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador.
Dá-me paciência e humildade para servir, procurando compreender profundamente  as pessoas que a mim confiaste.
Ilumina-me para exercer esta função com amor e carinho.
Obrigado meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.
Amém!
 

          Professor nosso que estás zangado

          Equilibrada seja tua paciência.

          Seja feita a vossa vontade

          Assim nas provas como nas aulas.

          Os dez nosso de cada dia, nos dê sempre...

          Perdoai as nossas faltas,

          Assim como nós perdoamos a sua amolação,

          Mas não nos deixai em recuperação

          E nos livrai da reprovação!

          Amém!

O PROFESSOR É  INCANSÁVEL! 
 
 
 

 
 
SER PROFESSOR É VER ALÉM DO HORIZONTE. 
 
 
 
Antigamente... Não podemos dispensar todos os métodos tradicionais!

ISSO É REAL?!!


Sempre é bom ler novamente...
poema já conhecido:

O professor está sempre errado!

(Jô Soares)

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência;
É velho, está superado!
Não tem automóvel, é um pobre coitado;
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'!
Fala em voz alta, vive gritando;
Fala em tom normal, ninguém escuta!
Não falta ao colégio, é um 'caxias';
Precisa faltar, é um 'turista'!
Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos;
Não conversa, é um desligado!
Dá muita matéria, não tem dó do aluno;
Dá pouca matéria, não prepara os alunos!
Brinca com a turma, é metido a engraçado;
Não brinca com a turma, é um chato!
Chama a atenção, é um grosso;
Não chama a atenção, não sabe se impor!
A prova é longa, não dá tempo;
A prova é curta, tira as chances do aluno!
Escreve muito, não explica;
Explica muito, o caderno não tem nada!
Fala corretamente, ninguém entende;
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário!
Exige, é rude;
Elogia, é debochado!
O aluno é reprovado, é perseguição;
O aluno é aprovado, deu 'mole'!
É, o professor está sempre errado...
Mas se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!!!

 
 

                       Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil

        No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida
         Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período.
          Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fontes:

 

 
 

                    
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DIA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO A CAMADA DE OZÔNIO



16 DE SETEMBRO
DIA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO  A CAMADA DE OZÔNIO

 

     O Brasil alcançou as principais metas estabelecidas para o controle do buraco da camada de ozônio, que é o escudo protetor da Terra contra os raios ultravioleta. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, declarou como excepcional a atuação do País na redução do consumo de clorofluorcarbonos (CFCs). Presentes em equipamentos de refrigeração, aerosois, entre outros produtos, os CFCs são as principais substâncias que afetam a concentração de gás ozônio na estratosfera. “Esse é um resultado do esforço de todos os agentes envolvidos”, afirmou.

            As declarações foram dadas ontem (14 de setembro), durante as comemorações do Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio e dos 25 anos do Protocolo de Montreal, acordo internacional com o objetivo de eliminar as substâncias destruidoras do ozônio. Para celebrar a data, o Ministério do meio Ambiente (MMA) realizou, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o seminário “Protegendo nossa atmosfera para as gerações futuras”.

Resultados
        Entre os resultados obtidos com a implantação do Protocolo de Montreal no âmbito brasileiro, está a eliminação de 10.525 toneladas de substâncias com Potencial de Destruição do Ozônio (PDO), equivalente ao consumo de CFC constatado entre 1995 e 1997. Foi implantado, ainda, um sistema de recolhimento, reciclagem e regeneração de substâncias nocivas em todo o País. Além disso, 24,6 mil técnicos receberam capacitação em boas práticas de refrigeração.

             Comerciantes de Brasília receberam, durante o evento, certificado de participação no programa de substituição de refrigeradores antigos do MMA.           O projeto também aparece como uma das iniciativas do governo federal voltadas para a proteção da Camada de Ozônio. Ao todo, 100 estabelecimentos foram analisados e quatro receberam novos freezers e geladeiras, como forma de incentivar a consciência ambiental e troca dos equipamentos antigos que ainda contêm CFC.
Expansão

            A ministra Izabella Teixeira ressaltou, ainda, a posição avançada do Brasil e defendeu a exportação das boas práticas desenvolvidas no País. “Os resultados são extremamente estruturantes. Chegou o momento de o Brasil oferecer conhecimento para outros países. Já fazemos isso em áreas como a de florestas e devemos começar a fazer o mesmo no setor de desenvolvimento industrial”, explicou.
            O representante-residente do PNUD no Brasil, Jorge Chediek, afirmou que o Protocolo de Montreal é um modelo de articulação internacional e elogiou o desempenho brasileiro no acordo. “O protocolo estabelece o princípio da responsabilidade compartilhada”, disse. “Dentro disso, o Brasil tem se tornado modelo tanto nas questões institucionais quanto na realização das metas e objetivos”.

Menor
         O buraco na camada de ozônio deve ficar menor este ano sobre a Antártica do que no ano passado, declarou a Organização das Nações Unidas (ONU) ontem. Para os pesquisadores, isso mostra como a proibição a substâncias prejudiciais interrompeu a destruição dessa camada. O buraco, entretanto, provavelmente está maior do que em 2010 e uma recuperação completa ainda está longe de ocorrer.                                                                                                                   A assinatura do Protocolo de Montreal, há 25 anos, deu início à retirada aos poucos dos clorofluorocarbonos (CFCs) do mercado. Estudos comprovaram que essas substâncias químicas destroem a camada de ozônio.

             A iniciativa ajudou a evitar milhões de casos de câncer de pele e de cataratas, assim como os efeitos nocivos sobre o ambiente, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência climática da ONU. “As condições de temperatura e a extensão das nuvens estratosféricas polares até agora este ano indicam que o grau de perda de ozônio será menor do que em 2011, mas provavelmente algo maior do que em 2010″, disse em um comunicado a OMM.
             O buraco da camada de ozônio na Antártica, que atualmente mede 19 milhões de quilômetros quadrados, provavelmente estará menor este ano do que no ano recorde de 2006, informou a organização. A ocorrência anual em geral atinge sua área de superfície máxima durante o fim de setembro e sua profundidade máxima no começo de outubro. Mesmo depois da proibição, os CFCs, que já foram usados em geladeiras e latinhas de spray, duram bastante na atmosfera e levará várias décadas para que as concentrações voltem aos níveis pré-1980, informou a OMM.

                          Fonte: MMA e Agência Reuters

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

OLÁ 3º "A" ESTAMOS AQUI !

               


                       
TRABALHO DE GEOGRAFIA 3° “A”   VALOR 2,0 

ENTREGAR DIA  30/09/2013

INDIVIDUAL COM AS REGRAS ANTERIORES


·Pesquise como aconteceu a ocupação do Leste europeu.
· Comente sobre os acontecimentos marcante a seguir.                                            
    
     *Primavera de Praga
    *Revolução Húngara de 1956.

· Conceitue as Zonas Econômicas Especiais da China.

· O crescimento econômico médio da China entre 1980-1993 foi de 9% ao ano, sendo que, em 1992, foi de 12% (compare: o crescimento em 1992 nos Estados Unidos foi de 1,8%, no Japão, 1,8% e na Alemanha, 1,4%) Analise o significado geopolítico do crescimento da China no cenário internacional, levando em consideração a posição geográfica e o sistema político desse país.

· Do ponto de vista econômico, o que a China e a Índia têm em comum? Comente

· Verifique no seu vestuário, ou pertences se você possuí algum produto "made em China". Diga a quê se deve esse fenômeno.

·Compare a trajetória das duas coreias após a guerra que dividiu a península coreana.  

· Identifique os principais problemas de Cuba após o fim da URSS.

·Explique o interesse do EUA em relação a APEC.

· Que fatores proporcionou o desenvolvimento do Japão no pós-guerra? Comente
 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             A terceira Revolução Industrial e a globalização vão criar novas oportunidades, mas serão empregos para a elite. Os dias de oferta de empregos em massa acabaram. Jamais veremos milhares e milhares de trabalhadores saindo das fábricas depois de um dia de trabalho. (JeremyRifkin, autor do livro O fim dos empregos - Folha de São Paulo, 25/08/97)

*a) identifique as atuais tendências de absorção da mão-de-obra pelo mercado de trabalho;

*b) explique por que essas tendências ocorrem.

· Qual a responsabilidade dos países ricos e dos países pobres no processo mundial de degradação do meio ambiente? Comente

· De que forma está dividido o continente africano? Descreva.

· Faça dois mapas da América , legende-os.

*divisão física

* divisão socioeconômica

· Justifique as razões das divisões do continente americano.

·Cite os principais fatores responsáveis pelo incremento do comercio mundial nas ultimas décadas.

 

 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

LER É IR ALÉM DA IMAGINAÇÃO!



O vampiro que descobriu o Brasil, de Ivan Jaf




      O livro O Vampiro que descobriu o Brasil, de Ivan Jaf, aborda a temática dos 500 anos do Brasil, desde Cabral, de uma forma humorada, tendo dois vampiros como personagens centrais. Jaf polemiza ao sugerir que políticos como Getúlio Vargas, João Pessoa e Marco Maciel pudessem ser vampiros. O enredo vai do Descobrimento do Brasil aos dias atuais, passando por fatos e personagens mais conhecidos – como Tiradentes, Dom Pedro I e Getúlio Vargas.
                O autor usa uma linguagem simples e concisa para levar o leitor diretamente para o centro dos acontecimentos. Ao narrar suas experiências ele passa-nos uma visão particular da história do Brasil. Para isso, precisava ser um imortal, um vampiro. Na obra podemos ver também as semelhanças e diferenças entre a língua portuguesa de Portugal e do Brasil, bem como os regionalismos.

Sinopse:

‘Das caravelas a Brasília, uma viagem por 500 anos de História.’

         “Na Lisboa de 1500, o taverneiro Antônio Brás vivia tranquilo até o dia em que foi atacado por um Cliente raivoso que o mordeu no Pescoço. Poucos dias, Coisas estranhas começam a acontecer… Até que ele descobre: foi transformado em vampiro pelo enigmático Velho, criatura sedenta por sangue e poder. Para Antônio, porém, a vida eterna não vale uma lasca de bacalhau frio no azeite. Obcecado por voltar à sua condição natural, descobre que é preciso matar o dito cujo que o criou. Mas como encontrá-lo? O grande acontecimento da época é a viagem da esquadra de certo Pedro Álvares de Cabral, e Antônio – Pressentindo os passos do inimigo – parte de sua jornada. Em solo brasileiro, os anos se passam sem que pareça possível pegar o Velho. O maldito muda de corpo com frequência, instalando-se em nobres e políticos importantes. Enquanto Não encontra a paz da mortalidade, Antônio vê sua história se entrelaçar com a da terra que ajudou a descobrir.

 
 
 
 
 
 
 
 

ALO! 1°s ANOS.

                    

ATENÇÃO 1°s ANOS!

TRABALHO DE GEOGRAFIA 1° “A” “B” VALOR 2,0    

ENTREGAR DIA 13/09/2013

INDIVIDUAL COM AS REGRAS ANTERIORES

· Estabelece a diferença entre tempo e clima
· Comente como se forma uma frente fria
·Explique porque uma massa de ar pode mudar repentinamente o tempo do lugar aonde ela chega.
· Caracterize a influencia da maritimidade e da continentalidade no comportamento das temperaturas de uma região.
· Explique porque o EL NIÑO  é diferente da LA NIÑA em suas características no Brasil e no mundo.
· Quais são as correntes de ar onde se origina cada uma delas e quais suas influencias? Comente.
· Quais são os tipos de vento caracterize-os
· O  que é camada de ozônio , qual a importância que tem para o planeta
  • PREVISÃO DO TEMPO
Uma frente fria deve atingir os estados do Sul do Brasil, provocando chuvas e queda de   temperatura.    

    *Ac chegada da frente fria vai mudar o tempo ou o clima do  Sul do país ? Justifique.
    *  Identifique o tipo de clima que ocorrerá nessa região. 
    *Explique como se forma a frente fria. 
·Quais as diferenças nas classificações climáticas de Koppen e Strahler.      
·Caracterize as imagens.




  





                                                                   
                          

     

                     


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

domingo, 18 de agosto de 2013

ATENÇÃO 2°s ANOS ENSINO MÉDIO !

 
 
ATENÇÃO 2°s ANOS!
TRABALHO DE GEOGRAFIA 2° “A” “B” VALOR 2,0 ENTREGAR DIA 13/09/2013
INDIVIDUAL COM AS REGRAS ANTERIORES
 
·         Explique como a indústria transformou  e organizou o espaço brasileiro
·        Explique de que forma se dá o funcionamento da balança comercial.
·        Relacione  o saneamento básico do Brasil e a TM.
·        Que situações explicam  por que  entendemos que o Brasil passou por uma transição demográfica? Comente
·        Por que o Brasil é considerado um país subdesenvolvido, porém industrializado.
·        Explique porque uma boa infraestrutura (ferrovias, aeroportos, rodovias e portos) é fundamental para o desenvolvimento de um país.
·        Identifique os fatores que diminuem a competitividade do Brasil quanto à atração de investimentos estrangeiros.
·        Determine e explique os principais índices analisados no Relatório do Desenvolvimento Humano.
·        Justifique a importância de conhecer os dados demográficos de um país e exemplifique.
·        Classifique os tipos de migrações existentes.
·        O que foi a Lie de Cotas de imigração e como essa lei influi na  diminuição da imigração estrangeira para o Brasil?
·        Compare e dê as diferenças entre o crescimento demográfico nos países ricos e pobres.
·        Explique os principais fatores responsáveis pelo crescimento demográfico.
·        Evidencie duas consequências advindas do elevado número de idosos nos países desenvolvidos.
·        Para a diretora da ONU a pobreza ou a riqueza dependerá do crescimento demográfico. Discuta a validade dessa informação.
·         Pesquise as cinco fases do crescimento da população mundial.
·        Cite três indicadores sociais que revelam a grande distância existente entre o padrão de vida dos países ricos e pobres.
·        Explique um fator que provocou a grande saída de brasileiros a partir dos anos de 1980 , demonstre isso através de estatísticas
·        Descreva como era o regime de trabalho dos imigrantes europeus que vieram para o Brasil, principalmente na segunda metade do século XIX.
·        A urbanização brasileira é recente e acelerada, Justifique essa frase.
·        Descreva os mais graves impactos da rede urbana, depois elabore um comentário (um parágrafo) demonstrando o que deve ser feito pelo Estado para mudar o quadro real que você escreveu.