quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PAULA 2° C


PAULA 2° C
Formação Territorial Brasileira, Brasil Agrário-Urbano, Industrialização Brasileira
O1Caracterize a estrutura agrária e as relações de trabalho no território brasileiro até 1930.
   02. No que se refere ao espaço rural no Brasil, assinale a opção correta.
a) A revalorização do espaço rural como lugar para se trabalhar e para se viver, uma das recentes transformações ocorridas no campo, não se relaciona diretamente com as demandas pela terra e com os assentamentos rurais.
b) O Programa de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF), ao fragmentar o espaço rural, provocou a redução da produtividade agrícola e, como conseqüência, a redução da oferta de alimentos nas cidades de pequeno e médio porte.
c) Na primeira metade do século XX, o espaço rural brasileiro caracterizou-se pelas grandes plantações cafeeiras, a que se seguiu a agricultura familiar com sua pluriatividade e o processo de modernização da base técnica na agropecuária, que caracterizou o final do século.
d) A pluriatividade, realidade da nova concepção de espaço rural adotada pelo agronegócio, ainda não se incorporou à agricultura familiar, baseada na agricultura de subsistência.
e) Historicamente, as políticas públicas, visando à exportação, privilegiaram a agricultura de larga escala, o que forçou o processo de modernização da agropecuária e contribuiu para o êxodo rural.
03.  Apenas em dois momentos específicos da história, no ciclo do açúcar e no do café, o Brasil controlou amplamente o comércio global de um produto agrícola como acontece agora com o mercado mundial de laranja. De acordo com os números mais recentes, 70% do suco consumido no mundo é plantado ou industrializado por brasileiros. (VEJA, nº- 19, ano 36, p. 39, 14 maio 2003).
Considere o texto acima e os conhecimentos acerca da produção agrícola brasileira, assinalando a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01) A produção mundial de laranjas está geograficamente concentrada nos estados de São Paulo, no Brasil e da Flórida, nos Estados Unidos.
02) O texto exagera porque o suco de laranja nem sequer aparece no ranking dos principais produtos da balança de exportações brasileiras
04) A laranja brasileira é competitiva no mercado internacional porque seu cultivo é beneficiado por condições naturais e por uma política agrária que privilegia o pequeno produtor rural.
08) Os ciclos do açúcar e do café, citados no texto, correspondem aos períodos históricos em que esses produtos sobressaíam como a maior riqueza agrícola do país.
16) O suco de laranja brasileiro é destaque mundial porque possui um preço competitivo devido à produtividade elevada e ao protecionismo dos países compradores.
Desde o período colonial a agricultura brasileira privilegia o sistema de plantations, caracterizado pelo latifúndio, pela monocultura de exportação e pela mão-de-obra abundante e barata. Ao longo desse período, o Brasil sempre se destacou no cenário mundial como principal produtor de algum produto tropical, com destaque para a cana- -de-açúcar e o café. Hoje, mesmo industrializado, o Brasil continua se sobressaindo como grande exportador de produtos primários, sendo um dos mais importantes produtores de laranja do mundo (produção concentrada no fértil solo de terra-roxa no interior do estado de São Paulo), tendo como principal concorrente a região da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos. A vantagem que o Brasil oferece são os melhores preços, em geral devido ao baixo custo da mão-de-obra.
04. Quais foram as conseqüências da Crise de 1929 para o Brasil?
05. O primeiro surto industrial brasileiro ocorreu a partir da segunda metade do século XIX, quando o país encontrava-se no auge da cafeicultura. Cite e caracterize os fatores que contribuíram para o inicio das atividades industriais no Brasil:
06. Caracterize a industrialização brasileira.
07. A partir de que momento e com que características o Brasil ingressou na modernidade, e passou a ser caracterizado como país urbano industrial?
08 A mais profunda objeção que se faz à ideia da criação de uma cidade, como Brasília, é que o seu desenvolvimento não poderá jamais ser natural. É uma objeção muito séria, pois provém de uma concepção de vida fundamental: a de que a atividade social e cultural não pode ser uma construção. Esquecem-se, porém, aqueles que fazem tal crítica, que o Brasil, como praticamente toda a América, é criação do homem ocidental. PEDROSA, M. Utopia: obra de arte. Vis – Revista do Programa de Pós-graduação em Arte (UnB),
Vol. 5, n. 1, 2006 (adaptado).

As idéias apontadas no texto estão em oposição, porque:

a)a cultura dos povos é reduzida a exemplos esquemáticos que não encontram respaldo na história do Brasil ou da América.
b) as cidades, na primeira afirmação, têm um papel mais fraco na vida social, enquanto a América é mostrada como um exemplo a ser evitado.
c) a objeção inicial, de que as cidades não podem ser inventadas, é negada logo em seguida pelo exemplo utópico da colonização da América.
d) a concepção fundamental da primeira afirmação defende a construção de cidades e a segunda mostra, historicamente, que essa estratégia acarretou sérios problemas.
e) a primeira entende que as cidades devem ser organismos vivos, que nascem de forma espontânea, e a segunda mostra que há exemplos históricos que demonstram o contrário.

                           
         
             
 

                  TRABALHO
2º ANO " B"
                             Com as características dos trabalhos anteriores
Entregar dia 06/11/2013.     Valor 1,5
·        Caracterize a agricultura  a pecuária intensiva e extensiva
·        O que são agronegócios?
·        Escreva as diferenças  existentes no sistema de produção agrícola.
·        Cite alguns fatores que podem contribuir para o aumento das exportações brasileiras de produtos agrícolas. Cite os que dificultam.
·        Qual foi a importância do “rito sumário de desapropriação”  do aumento do Imposto Territorial (ITR) para a realização da reforma agraria no Brasil.
·        De duas características da agricultura brasileira.
·        Explique as origens da concentração de terras no Brasil.
·        Explique o que é Estatuto da Terra e qual o objetivo da sua criação.
·         Pesquisas recentes revelam que, nas últimas décadas, o meio rural brasileiro vem ganhando novas funções agrícolas e não agrícolas e oferecendo oportunidades alternativas de trabalho e renda para as famílias, reduzindo, cada vez mais, os limites entre o rural e o urbano. - Indique três causas que explicam a procura por atividades não agrícolas pela mão de obra residente na zona rural
·        Pesquisas recentes revelam que, nas últimas décadas, o meio rural brasileiro vem ganhando novas funções agrícolas e não agrícolas e oferecendo oportunidades alternativas de trabalho e renda para as famílias, reduzindo, cada vez mais, os limites entre o rural e o urbano. Cite três exemplos de atividades não agrícolas desenvolvidas no meio rural, que estão atraindo esta mão de obra
·        Observe as charges e produza um comentário sobre o que elas tipificam para a situação real do Brasil.

                observe com atenção!



 

ATENÇÃO 2ºs ANOS "A e B"


 

ATENÇÃO 2ºs ANOS "A" e "B," PASSEM POR AQUI!

RESOLVA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.
01) Uma parte cada vez mais extensa do espaço agrário brasileiro vem passando por um processo de capitalização do campo, que é representado pela introdução de máquinas, motores e vários outros elementos destinados a racionalizar a produção. Assim evidenciam-se áreas agrícolas “ricas” ao lado de áreas “pobres” que se refletem na produtividade e, sobretudo, na população que exerce atividades rurais.
Assinale a alternativa que está diretamente contida no texto.
A) As máquinas destroem a camada superficial da terra destruindo o solo agrícola.
B) O empobrecimento de parte dos agricultores não afeta a sociedade como um todo e representa um estímulo à modernização da agricultura.
C) O enriquecimento de parcela de proprietários agrícolas vem acompanhado de redistribuição de renda.
D) A introdução de capital no campo reduz a necessidade de mão-de-obra promovendo a concentração de terras e de recursos.
E) A modernização do campo retardou o ritmo das transformações nas relações de trabalho da mão-de-obra rural.

02) Leia com atenção os textos a seguir sobre a reforma agrária.
I) Todos os países desenvolvidos do mundo promoveram, de alguma forma, o acesso de famílias ao campo, e nenhum deles tem a concentração de terras como o Brasil.
II) Nos EUA, o trabalhador familiar teve acesso à terra desde meados do séculoXIX, na conquista do Oeste onde o governo fixou lotes a serem distribuídos para os colonos.
III) Os principais argumentos utilizados a favor de uma ampla e profunda reforma agrária no Brasil destacam o aumento da oferta de alimentos e a resolução dos problemas da fome e do desemprego, resultantes da estrutura fundiária concentrada.
Em relação às afirmações feitas:
A) Apenas a I está correta.
B) Apenas a II está correta.
C) Apenas a III está correta.
D) Apenas a II e a III estão corretas.
E) Todas estão corretas.

03) Dentre os “movimentos sociais de base territorial”, o Movimento dos Sem-Terra é um dos mais importantes nos dias de hoje, sendo sua atuação baseada na defesa de uma ampla reforma agrária, o que envolve a adoção das medidas a seguir, COM EXCEÇÃO de uma. Assinale-a.
A) Acesso a mercados consumidores sem a excessiva intermediação dos atravessadores.
B) Implantação de fazendas de administração estatal de acordo com o modelo soviético.
C) Difusão de cultivos ecológica e economicamente sustentáveis entre os pequenos produtores.
D) Estabelecimento de políticas de crédito rural compatíveis com os riscos das atividades agropecuárias.
E) Estruturação de redes de armazéns e silos como proteção para as flutuações sazonais dos preços agrícolas.

04) “Sempre tinha visto fazendeiro de gado. Nunca tinha visto um fazendeiro de terra, só agora!” (de um posseiro de Mato Grosso)
A FRASE DENUNCIA:
A) O confronto generalizado entre jagunços e militares.
B) O problema econômico provocado pelo Movimento dos Sem-Terra.
C) A concentração fundiária para produzir renda e não alimentos.
D) A surpresa com uma nova profissão.
E) Todas estão corretas.

05) Este agricultor brasileiro mora há muito tempo na área rural e cultiva a terra, mas não pode obter crédito bancário ou qualquer outro tipo de assistência agronômica que lhe possibilite aumentar a produtividade de seu cultivo porque não possui o título de propriedade da terra na qual trabalha.
O TEXTO REFERE-SE AO:
A) Agregado a uma fazenda a quem o dono deu um pedaço de terra ao redor de sua casa para o plantio e a criação de pequenos animais.
B) Grileiro, que forjou uma documentação para se apropriar de terras devolutas.
C) Parceiro, que se apropriou de terras solteiras.
D) Posseiro, que comercializa pequenos excedentes da produção realizada pela família.
E) Meeiro, que com o tempo se tornou proprietário das terras empreitadas.

06) As alternativas a seguir descrevem características de personagens da estrutura agrária brasileira. Assinale a única que está correta.
A) Posseiro= pessoa que se apropria de terras ilegalmente e apresenta título falsificado de propriedade.
B) Latifundiário= proprietário de pequenas extensões de terra geralmente improdutivas voltadas à especulação imobiliária..
C) Parceiros= trabalham em terras de outras pessoas em troca da produção obtida.
D) Meeiro= trabalha em terra alheia e com o tempo torna-se dono.
E) Meeiro= Trabalha em terras de outra pessoa em troca da produção obtida. Quando essa parte chega a 50%, o trabalhador é assim chamado.

07) A agropecuária no Brasil apresenta duas faces diferentes. Uma é a da modernidade a da elevada produtividade, que a coloca entre as mais competitivas do mundo, apesar das barreiras encontradas pelos produtos agrícolas brasileiros nos principais mercados internacionais. Outra se caracteriza pela miséria dos trabalhadores rurais, que perdem seus empregos e suas terras e tornam-se incapazes de prover a própria subsistência. (Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2003, p. 133.)
De acordo com o texto acima julgue as proposições abaixo marcando (V)verdadeiro ou (F) Falso.
( )Parte da exploração agrícola está entre as mais modernas do mundo, competindo em produtividade e preço com a produção dos países centrais, além de constituir um dos maiores setores de exportação do país.
( )A constituição de cadeias produtivas que integram vários setores da economia, como fornecedores de insumos, produção, processamento, transformação e distribuição de produtos agrícolas, são denominados agronegócio.
( )O avanço dos cultivos comerciais, principalmente da soja, do algodão e da pecuária bovina em áreas de agricultura tradicional, tem como conseqüência a expropriação do pequeno agricultor e a degradação ambiental, entre outros fatores.
( )No espaço rural brasileiro são percebidas duas realidades que se contrapõem. De um lado, o meio científico-informacional e, de outro, o tradicional.
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) F, F, F, V
B) V, F, F, F.
C) V, F, V, F.
D) V, V, V, V.
E) F, V, F, F.

08) Após os enunciados, marque a alternativa correta correspondente.
I) Os três fatores básicos para que se pratique a agricultura são terra, casa e trabalho.
II) O sistema de agricultura pode ser praticado de maneira intensiva e extensiva.
III) No sistema pecuário extensivo o gado é criado solto no pasto e sem cuidados especiais.
É (ou são) verdadeira(s) a(s) declaração (ões).
A) I e II
B) I e III
C) II e III
D) Apenas a I
E) I, II e III

09) Abaixo estão relacionadas algumas características da produção agrícola familiar e da grande empresa agrícola no Brasil:
I) Trabalho e gestão intimamente relacionados.
II) Trabalho assalariado predominante.
III) Predomínio da especialização da produção.
IV) Trabalho assalariado complementar.
V) Trabalho e gestão completamente separados.
SÃO CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA:
A) Familiar: I e II
Grande empresa: III, IV e V
B) Familiar: I e IV
Grande empresa: II, III e V.
C) Familiar: III, IV e V
Grande empresa: I e II
D) Familiar: I, II e III
Grande empresa: IV e V
E) Familiar: IV e V
Grande empresa: I, II e III

10) No Brasil, a atuação de empresas transnacionais no setor agroindustrial apresenta:
I) Investimentos no plantio e na aquisição de terras.
II) Participação na produção vinícola que integra a base alimentar da população brasileira.
III) Investimentos no beneficiamento de produtos agrícolas.
IV) Associação e fusão com empresas de capital nacional do setor.

ESTÁ CORRETO O QUE SE AFIRMA EM:

A) Apenas a I
B) I e II
C) I, III e IV
D) II, III e IV
E) Apenas a IV

terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR

 
15 DE OUTUBRO DIA  DO PROFESSOR


                           
 
 
 
 
  

 
.                                                     Oração do Professor
 
Senhor me deste a vocação de ensinar e de ser Professor.
É meu compromisso educar, comunicar e espalhar sementes,  nas salas de aula da escola da vida.
Eu Te agradeço pela missão que me confiaste e te ofereço os frutos do meu trabalho.
São grandes os desafios do Mundo da Educação, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na trajetória para um mundo melhor.
Quero celebrar a formação de cada aprendiz na felicidade de ter aberto um longo caminho.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar a cada dia a coragem de cada dia recomeçar.
Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador.
Dá-me paciência e humildade para servir, procurando compreender profundamente  as pessoas que a mim confiaste.
Ilumina-me para exercer esta função com amor e carinho.
Obrigado meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.
Amém!
 

          Professor nosso que estás zangado

          Equilibrada seja tua paciência.

          Seja feita a vossa vontade

          Assim nas provas como nas aulas.

          Os dez nosso de cada dia, nos dê sempre...

          Perdoai as nossas faltas,

          Assim como nós perdoamos a sua amolação,

          Mas não nos deixai em recuperação

          E nos livrai da reprovação!

          Amém!

O PROFESSOR É  INCANSÁVEL! 
 
 
 

 
 
SER PROFESSOR É VER ALÉM DO HORIZONTE. 
 
 
 
Antigamente... Não podemos dispensar todos os métodos tradicionais!

ISSO É REAL?!!


Sempre é bom ler novamente...
poema já conhecido:

O professor está sempre errado!

(Jô Soares)

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência;
É velho, está superado!
Não tem automóvel, é um pobre coitado;
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'!
Fala em voz alta, vive gritando;
Fala em tom normal, ninguém escuta!
Não falta ao colégio, é um 'caxias';
Precisa faltar, é um 'turista'!
Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos;
Não conversa, é um desligado!
Dá muita matéria, não tem dó do aluno;
Dá pouca matéria, não prepara os alunos!
Brinca com a turma, é metido a engraçado;
Não brinca com a turma, é um chato!
Chama a atenção, é um grosso;
Não chama a atenção, não sabe se impor!
A prova é longa, não dá tempo;
A prova é curta, tira as chances do aluno!
Escreve muito, não explica;
Explica muito, o caderno não tem nada!
Fala corretamente, ninguém entende;
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário!
Exige, é rude;
Elogia, é debochado!
O aluno é reprovado, é perseguição;
O aluno é aprovado, deu 'mole'!
É, o professor está sempre errado...
Mas se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!!!

 
 

                       Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil

        No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida
         Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período.
          Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fontes: