terça-feira, 5 de novembro de 2013

ATENÇÃO 1ºs ANOS "A" e "B" ENSINO MÉDIO.

               
TRABALHO DE GEOGRAFIA  VALOR 1,5
ENTREGAR 25/11/2013
1º “A” COM AS MESMAS CARACTERISTICAS DOS ANTERIORES

·         É possível  verificar se um pais é desenvolvido ou subdesenvolvido analisando a sua pirâmide etária ? Explique.
·         Justifique a elevada proporção da população economicamente ativa no setor primário.
·         Explique as principais causas e as consequências do envelhecimento da população mundial.
·         O que você entende por produção em massa? Comente.
·         Que razões explicam a distribuição irregular da população no planeta.
·         Quando o reverendo Thomas Malthus, ministro da Igreja Anglicana (1766-1834), publicou sua obra Ensaio sobre o princípio de população, a Inglaterra experimentava as transformações da Primeira Revolução Industrial. Naquele momento, a população mundial era constituída de aproximadamente 1 bilhão de habitantes e a pobreza e a fome eram fatos preocupantes. Atualmente estamos vivendo a Terceira Revolução Industrial e a população mundial passa dos 7 bilhões de habitantes, diante de um quadro global de grandes desigualdades socioeconômicas e ameaças ao ambiente. Para Malthus, naquela época, a pobreza e a fome seriam resultados do desequilíbrio entre o ritmo de crescimento da população e a capacidade de produção de alimentos. Hoje, para os novos malthusianos, que adotam um discurso alarmista, a redução do crescimento das populações nos países periféricos, reduziria o número de pobres e famintos, assim como diminuiria a pressão da população sobre os recursos que a natureza pode oferecer A partir do texto explique por que a previsão de Malthus não se concretizou.
·     Com o índice de natalidade em queda e uma expectativa de vida que atinge os 77 anos, a Europa está se tornando um continente de idosos. Na maioria dos países europeus o crescimento vegetativo caiu vertiginosamente uma vez que o número de nascimentos por mulher não supera o valor mínimo necessário para repor a população que morre. Explique dois fatores que contribuíram para a queda do índice de natalidade na Europa.
·       As análises das populações humanas utilizam-se de indicadores numéricos interpretados à luz de teorias demográficas às vezes divergentes. Interesses político-econômicos também orientam estas análises e direcionam as ações governamentais relativas ao crescimento da população. As questões a seguir dizem respeito aos conceitos e teorias demográficas, às políticas públicas e ao processo de envelhecimento da população brasileira.                                                                                                                                     Defina:
I. taxa de natalidade.
II. taxa de mortalidade.
III. crescimento vegetativo.
IV. crescimento demográfico.
·         As análises das populações humanas utilizam-se de indicadores numéricos interpretados à luz de teorias demográficas às vezes divergentes. Interesses político-econômicos também orientam estas análises e direcionam as ações governamentais relativas ao crescimento da população. As questões a seguir dizem respeito aos conceitos e teorias demográficas, às políticas públicas e ao processo de envelhecimento da população brasileira. Cite duas das principais teorias demográficas que procuram explicar as razões e os efeitos do crescimento populacional.
·         As análises das populações humanas utilizam-se de indicadores numéricos interpretados à luz de teorias demográficas às vezes divergentes. Interesses político-econômicos também orientam estas análises e direcionam as ações governamentais relativas ao crescimento da população. As questões a seguir dizem respeito aos conceitos e teorias demográficas, às políticas públicas e ao processo de envelhecimento da população brasileira. Nomeie uma ação governamental relacionada a políticas de natalidade implementadas a partir de meados do século XX  nos países:   I. desenvolvidos;              II. subdesenvolvidos                            
·      O índice de mortalidade infantil é um dos indicadores do grau de desenvolvimento de um país, juntamente com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo este composto pelos índices de expectativa de vida, escolaridade e Produto Nacional Bruto (PNB) per capita. Observe os gráficos a seguir e responda às questões:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Compare, analisando os dados do IDH e PNB per capita, as taxas de mortalidade infantil de Cuba
Bolívia.

 
 
           



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